segunda-feira, 15 de maio de 2006

Vulcão




Indonésia: vulcão Merapi entrou em erupção

Agência de notícias indonésia indica que está a sair lava nas partes oeste e sul do monte

O vulcão Merapi, na região central da ilha de Java, entrou hoje em erupção, lançando lava pelas partes oeste e sul do monte, informou a agência de notícias indonésia, Antara.

O secretário do governo local de Yogyakarta, Bambang Susanto, disse que a erupção aconteceu às 05:40 locais (22:40 de domingo em Lisboa).

Segundo as autoridades locais, à erupção seguiu-se uma nuvem de cinzas que afectou os distritos de Salatiga e Boyolali, tendo sido enviados para o local camiões para transportar as pessoas que ainda não tinha fugido da região.

O governador de Java Central, Mardiyanto, já tinha pedido às pessoas que residem nas encostas do Merapi para que abandonassem as suas casas o mais rápido possível.

O Merapi, que em indonésio significa «montanha de fogo», entrou em erupção 68 vezes desde 1548, sendo a mais grave a erupção de 1930, quando morreram mais de 1.300 pessoas.

A recente actividade começou a preocupar as autoridades locais em Abril passado, quando se elevou o estado de alarme para nível 3, o grau inferior ao alerta máximo.

Apesar da confirmação das autoridades indonésias e das densas nuvens de fumo e cinzas expelidas pelo vulcão nas últimas horas vulcanólogos locais negam que o vulcão Merapi tenha entrado em erupção.

«Por agora não está claro que o Merapi tenha entrado em erupção», afirmou Ahmad Dali, do Observatório de Vulcanologia, situado a 30 quilómetros das encostas do vulcão. Segundo Ahmad Dali, também não há sinais visíveis de lava a sair do vulcão.

in Portugal Diário

Este é certamente um espectáculo dantesco. Tanto tem de aterrador como demagnífico. Para nós que o avistamos à distância torna-se deslumbrante, mas para quem vive "paredes meias" com o vulcão não deve achar graça nenhuma. Não quero com isto dizer que não me pereocupa as pessoas que moram lá perto. Claro que preocupa, mas também não posso deixar de referir que o espectáculo - à parte a carga dramática - que a Natureza nos proporciona é único.

2 comentários:

Anónimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»

Anónimo disse...

Nice! Where you get this guestbook? I want the same script.. Awesome content. thankyou.
»