sábado, 20 de maio de 2006

MANDAMENTOS


10 REGRAS PARA CRIAR FILHOS DELINQUENTES

Comecem cedo a dar ao vosso filho tudo que ele quiser. Assim, ele convencer-se-á, quando crescer, que o mundo tem obrigação de satisfazer todos os seus caprichos.
Se, enquanto pequeno, o vosso filho utilizar expressões grosseiras, achem-lhe graça. Isso fará com que ele se convença de que é espirituoso e levá-lo-á a refinar a sua linguagem ordinária.
Não lhe dêem educação religiosa nem lhe inculquem princípios morais. Esperem pela sua maioridade para que o vosso filho, feitos os 18 anos, faça pessoalmente a sua escolha.
Evitem recriminá-lo para que o vosso filho não crie um complexo de culpa. Estes complexos, como toda a gente sabe, não deixam que se desenvolva a sua personalidade.
Façam sempre tudo aquilo que o vosso filho devia fazer: arrumem as suas coisas e apanhem o que ele deitar para o chão. Desta maneira se habituará a empurrar para os outros as suas responsabilidades.
Deixem que o vosso filho leia tudo o que lhe cair nas mãos. Tenham o maior cuidado em esterilizar os talheres, os pratos e os copos, deixando que o seu espírito se nutra de imundícies.
Discutam e zanguem-se em frente do vosso filho. É muito útil para que ele se convença que a família é uma instituição nociva e que não deve qualquer respeito a seus pais.
Dêem-lhe todo o dinheiro que o vosso filho quiser. Evitem que o ganhe com o seu trabalho ou através do seu comportamento. Tem tempo. Deixem-no ser feliz enquanto é jovem.
Satisfaçam todas as suas exigências ou caprichos no que se refere à alimentação, vestuário e conforto, a fim de que o vosso filho não posa nunca sentir-se frustrado. As frustrações, como por todos é sabido, não deixam que a personalidade se revele e tornam as pessoas muito infelizes.
10º Defendam sempre o vosso filho! Contra seus amigos, vizinhos, colegas, professores e mesmo – principalmente – contra a polícia. É tudo gente desprezível que mais não pretende que embirrar com ele…


Estes dez mandamentos (adaptados do panfleto da Polícia de Houston, Texas – EUA, e distribuído a todos os habitantes da cidade há cerca de 15 anos) deveriam fazer-nos pensar, porque acima de tudo se mantêm actuais.
É preciso repensar nestas “normas” numa altura em que a sociedade continua muito consumista e os nossos filhos se vão tornando delinquentes.

Sem comentários: