sábado, 13 de maio de 2006

Luta contra a SIDA

Quinze segundos de imagens de sexo entre casais jovens. O actor principal? O preservativo. «Dizem que o filme é ousado. O importante é usar», afirma Maria Eugénia Saraiva, presidente da Liga Portuguesa contra a SIDA (LPCS) ao PortugalDiário.

A campanha é fundamental, defende a responsável, porque os números de portugueses infectados com SIDA continuam a aumentar. «Temos 29 mil casos notificados, mas estima-se que cheguem aos 40 mil», adianta Maria Eugénia Saraiva.

O filme que vai passar nas televisões e nos cinemas foi desenvolvido por Marco Martins, realizador do premiado filme português «Alice».

As imagens ousadas do vídeo visam atingir «um público dos 16 aos 40 anos», explica a presidente da LPCS. «Não existem grupos de risco, mas comportamentos de risco», frisa.

Filme vai chocar os portugueses?

«Isto não é um problema de chocar os outros. É um problema de saúde pública», sublinha Maria Eugénia Saraiva. Para além da ousadia, o vídeo recorre ao humor. «A embalagem de três preservativos é boa para a malta que está a começar (um para a sexta-feira, um para sábado e outro para domingo); a embalagem de seis é para os mais avançados (dois para sexta-feira, dois para sábado e dois para domingo); e as embalagens de 12 são para os casais: um para Janeiro, Fevereiro)», segundo a mensagem do filme.

Saber colocar o preservativo

O vídeo é um alerta para a necessidade de utilizar o preservativo nas relações sexuais, mas não ensina como se coloca o dito. «Esta não é uma campanha de alguém que está sentado no gabinete», frisa a responsável.

Fazemos esse tipo de formação nas escolas, prisões e empresas, explica Maria Eugénia Saraiva. Numa destas acções de formação, um homem dizia que usava dois preservativos de cada vez para ser mais seguro. «Com um pénis artificial, explicámos por que é que essa prática é desaconselhável. Podem romper».

Quem quiser saber mais sobre a doença poderá utilizar a linha de apoio SOS-SIDA 800201040, que comemora este ano 15 anos de existência.

in PortugalDiário.


Aí está mais uma campanha na luta contra esse flagelo. Nunca é demais chamar a atenção para este problemas. São muitos aqueles que ainda não estão sensibilizados para esta questão , infelizmente, são mais ainda os que preferem correr riscos.
Por vezes as campanhas, por melhor que estejam elaboradas, não atingem o público-alvo. Não por culpa da campanha, mas porque talvez continuemos a pensar que estas coisas SÓ ACONTECEM AOS OUTROS!
Quando menos esperamos pode ter chegado a nossa vez e, depois, será tarde demais para emendar o erro.

5 comentários:

Anónimo disse...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»

Anónimo disse...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

Anónimo disse...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»

Anónimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

Anónimo disse...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»