sexta-feira, 12 de maio de 2006

bonsai







Uma das minhas paixões são os bonsai. É verdade o bonsai, alguns pensarão que me enganei, mas não, pois é um s. m.

Já perdi algumas horas a fazer pesquisas na internet. Sempre que passo por um local onde os há, não resisti a apreciá-los ou a dar-lhes uma olhadela. Sei que ainda vou ter alguns, só não sei quando.

Aqui fica uma resenha da minha pesquisa na net:

“Há muitos milénios foram cultivados os primeiros bonsais, pelos chineses. Os homens cultos e ricos subiam às montanhas para contemplarem os fenómenos da natureza. Aspiravam à tranquilidade para o espírito, à harmonia

No seu trajecto para a montanha esses homens, ricos e cultos, encontravam várias preciosidades. Uma delas era estas árvores anãs, que os fascinavam pelas suas formas belas e exóticas. Estes homens decidiram, então, arrancá-las do seu habitat natural e levá-las para casa, onde as replantavam. Tinham-nas em jardins particulares. Primeiro eram mantidas como tinham sido encontradas, mas depois apareceram técnicas para o seu aperfeiçoamento. Pela poda moldavam-se estas árvores. Com a expansão do mercado estas árvores vieram a ser conhecidas no Japão que as adoptaram. Novas técnicas foram aplicadas e revolucionou-se a arte dos bonsais.

Só mais tarde é que a introdução do bonsai no Ocidente se deu. Estas árvores pigmeus despertaram o interesse geral. Foram, assim, os japoneses que deram o nome de bonsai, que quer dizer plantado numa bandeja. Embora pequenas, estas árvores poderiam ser grandes se não fossem, através de técnicas, obrigadas a não crescer. É essa técnica que, aliada à perfeita harmonia com o recipiente onde está plantada, torna o bonsai numa preciosidade. Mas para que estas árvores nanicas sejam admiradas e admiráveis é preciso tratá-las com muito carinho. Dispensar-lhes muitas horas”.

5 comentários:

Anónimo disse...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

Anónimo disse...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

Anónimo disse...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

Anónimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»