domingo, 21 de maio de 2006

Esculturas




FESTIVAL DE ESCULTURAS NA AREIA

O 4º Festival Internacional de Esculturas em Areia (FIESA 2006) abriu ao público este sábado mostrando trinta e cinco mil toneladas de areia, esculpidas em cenas e símbolos da mitologia universal.

O festival ocorre em Pêra, no Algarve, e exibe um conjunto integrado de esculturas em areia de grandes dimensões. A cidade de areia começou a ser construída no início de Abril, por um grupo de trinta e três escultores de várias nacionalidades, que interpretaram as mitologias grego-romana, nórdica, céltica, egípcia e indiana, entre outras histórias e figuras simbólicas do imaginário.

Os principais mitos e deuses gregos estão representados em areia, bem como episódios simbólicos do Antigo e Novo Testamento. Outra zona é dedicada à mitologia céltica e nórdica, seguindo-se mitos assírios, egípcios, da Índia e de África. Também têm lugar nesta exposição cenas da mitologia asteca e, o grande mito do futuro, os seres extra-terrestres.

O FIESA, organizado pela Prosandart, é o único festival do género na Península Ibérica e, pela sua dimensão e quantidade de areia utilizada, já se tornou na maior exposição de esculturas em areia construídas em todo o mundo. Nas suas três edições anteriores o festival foi visitado por cerca de 250 mil pessoas.

O FIESA pode ser visitado todos os dias, entre as dez da manhã e a meia-noite. Durante o dia as esculturas podem ser admiradas em todo o seu detalhe e a noite traz outra atmosfera ao parque de esculturas, que é iluminado por um jogo de luzes concebido de acordo com o simbolismo das cenas retractadas.

in Portugal Diário(21MAI06)

Sem comentários: