sábado, 27 de maio de 2006

Pobreza...


Cavaco "desconfortado" com a pobreza traça Roteiro para a Inclusão

No dia 25 de Abril, Cavaco Silva "não quis maçar os deputados com os números" que atestam a liderança portuguesa da União Europeia na desigualdade de distribuição de rendimentos. Mas surpreendeu-os ao escolher o combate à exclusão social como causa nacional. Um mês depois, passou das palavras aos actos. Traçou o "Roteiro para a Inclusão" e chamou a Belém os directores de informação para o divulgar. Na segunda-feira, começa em Alcoutim um périplo que o levará também a Mértola e, na terça, a Monsaraz, Portalegre e Vila Velha de Ródão.
Desta vez o Presidente da República tinha muitos números para justificar as suas preocupações. O risco de pobreza persistente afecta 15% da população portuguesa enquanto a média europeia é de 9%. Também os 20% mais ricos portugueses têm sete vezes mais rendimentos que os 20% mais pobres. A média europeia é de 4,6 vezes. Entre os mais pobres estão os idosos, sobretudo os que vivem isolados. Perante estes indicadores, "qualquer um fica desconfortado", diz o Presidente.
Cavaco Silva quer mobilizar a sociedade portuguesa para enfrentar estes problemas. Vai "evidenciar as boas práticas e não o que se faz mal". Prefere não fazer eco das desgraças: "Não precisamos de nada que possa diminuir a nossa auto-estima." Diz querer contribuir para o aumento da eficiência na utilização dos recursos disponíveis e estimular novas iniciativas da sociedade civil.
Na primeira jornada deste Roteiro, Cavaco pretende chamar a atenção para as regiões periféricas, o envelhecimento e a exclusão. Em Alcoutim vai conhecer um programa de combate ao alcoolismo, que conta com a colaboração do Hospital Júlio de Matos. Segue para Torneiro, uma aldeia isolada, mas com um serviço ambulatório de apoio aos idosos. Em Mértola testemunhará o trabalho de voluntários, do município e da Misericórdia. Visita depois Montes Altos, uma localidade situada nas proximidades das Minas de São Domingos. Há pouco tempo tinha 11 habitantes, conta agora seis vezes mais. Termina o dia com uma reunião com autarcas do distrito de Beja e do concelho de Alcoutim.
Na terça-feira, Cavaco testemunha o combate à pobreza da Fundação de Reguengos de Monsaraz, reúne-se com os autarcas de Évora e parte para Portalegre. Para aí convocou todas as organizações públicas, privadas e associativas do concelho que estão empenhadas num plano de desenvolvimento social. Do Alentejo viaja para a Beira Baixa. No Roteiro assinalou Fratel e Vila Velha de Ródão, o concelho com mais idosos do País: por cada 100 habitantes até 14 anos tem 526 idosos. A média nacional é de 109 por cada 100 até 14 anos. A jornada termina em Vila Velha de Ródão, também com uma reunião de autarcas dos distritos de Castelo Branco e Portalegre. A segunda jornada será no distrito do Porto, ainda antes do Verão, e abordará a violência doméstica e as crianças vítimas de abandono e maus tratos.

in Diário de Notícias (edição on line)

Sem comentários: