sábado, 20 de maio de 2006

Sono..


SONO DESCANSADO…


Com a chegada do Mundial é provável que muitos percam o sono. Ora, aqui ficam alguns conselhos médicos para conseguir uma boa noite de sono.
É verdade que não existe uma cura milagrosa para a insónia, mas se se seguirem determinados conselhos é provável que se consiga dormir melhor.

O QUE DEVE FAZER

1 Pratique bons hábitos de sono. (Levante-se e deite-se sempre às mesmas horas. Para melhorar o sono, ajuste a hora de deitar para a frente ou para trás e não a hora de acordar).
2 Pratique exercício físico regularmente. (Faça exercício físico sempre que puder, de preferência, de manhã ou à tarde).
3 Tenha as refeições a horas certas. (Não coma muito à noite, antes de se deitar. Evite alimentos pesados e temperados e grandes quantidades de líquidos à noite).
4 Reduza o consumo de café, bebidas alcoólicas e elimine ou reduza o tabaco.
5 Torne o quarto confortável para dormir. (Evite o calor e o frio excessivos. Reduza ao mínimo o ruído e a luz. Arranja um colchão confortável).
6 Não leve os problemas para a cama. (Conceda alguns minutos antes de se deitar para pensar nos problemas imediatos e naquilo que pretende fazer para os resolver. Se achar necessário, escreva-os).
7 Acalme-se antes de se deitar. (Meia-hora antes de se deitar faça qualquer coisa calmante, oiça música, medite ou tome um banho relaxante).
8 Reserve o quarto apenas para o fim a que se destina. (Quando se deitar apague as luzes e tente dormir).

O QUE NÂO DEVE FAZER

1 Não durma durante o dia. (Dormir durante o dia pode tirar o sono à noite).
2 Não veja programas excitantes. (Noticiários e programas excitantes a hora tardia, podem tirar o sono).
3 Não vá para a cama antes de sentir sono.
4 Não fique deitado na cama acordado durante muito tempo. (Se não conseguir adormecer ao fim de 30 minutos, levante-se e faça qualquer coisa relaxante).
5 Não veja televisão, não coma, não discuta, nem leia na cama.
6 Não olhe para o relógio. (Se necessário, use um despertador que tenha um trabalhar silencioso e não o ponha ao alcance da vista).
7 Não utilize bebidas alcoólicas como sedativo ao deitar.

Sem comentários: