domingo, 1 de outubro de 2006

Prémio Pablo Neruda

Escritora chilena escolhida por unanimidade
Malú Urriola ganha prémio Pablo Neruda de Poesia 2006

Malú Urriola foi hoje galardoada com o prémio de poesia Pablo Neruda, anualmente entregue pela fundação com o nome do Prémio Nobel da Literatura 1971 a um poeta chileno com menos de 40 anos.
Urriola, nascida em Santiago em 1967, foi eleita vencedora por unanimidade do júri presidido por Jorge del Rio Pérez e composto por representantes da Academia Chilena da Língua e da Sociedade de Escritores do Chile, indicou a fundação Pablo Neruda em comunicado. O projecto poético de Malú Urriola "é original e criativo” e”revê com consistência o acto de escrever através da decomposição de um mundo onde a solidão é matéria viva e consegue representar essa interrogação tornada carne numa palavra derramada e contida ao mesmo tempo", sustentou o júri na fundamentação do prémio.
O galardão, no valor de 6000 dólares (4732 euros) e que consiste numa medalha e um diploma, será entregue à poetisa a 12 de Dezembro.
Malú Urriola publicou "Piedras Rodantes" (1988), "Dame tu Sucio Amor" (1994), "Hija de Perra" (1998) e "Nada" (2003).
Em 2002, recebeu a Bolsa do Fundo de Desenvolvimento das Artes e Cultura para realizar o projecto poético "Poesía es +: Lectura de poesía desde globos aerostáticos".
Em 2004, recebeu o Prémio Melhor Contribuição Televisiva, atribuído pelo Ministério da Mulher, pelo guião "Sofía, (Una historia de maltrato a la mujer)", realizado por Christine Lucas, no contexto da série "Cuentos de Mujeres", transmitida pela Televisão Nacional do Chile.
No mesmo ano foi também galardoada com o Prémio Municipal de Poesia e o Prémio Melhores Obras Editadas, entregue pelo Conselho Nacional do Livro, pela sua obra "Nada".
O Prémio Pablo Neruda é anualmente atribuído desde 1987 e já distinguiu autores como Gonzalo Millán, Raúl Zurita, Diego Maquieira, Clemente Riedemann, Carlos Trujillo, Teresa Calderón, Erick Pohlhammer, Alicia Salinas, Tomás Harris, José María Morales, Armando Roa, Jaime Huenún, Victor Hugo Díaz e Germán Carrasco.

in Jornal Público (edição online) 01OUT06


A 23 de Setembro, aniversário da morte de Pablo Neruda, publiquei no ad litteram um artigo sobre o poeta chileno. Hoje apraz-me ver esta notícia sobre um prémio com o nome do autor. Mas apraz-me sobretudo porque é um prémio de poesia que se destina a premiar um poeta (chileno) com menos de quarenta anos. É positivo e funciona como um reforço de incentivo para que escreve poesia.
Não conheço a poetisa premiada, mas pelo que a notícia revela parece ser inteiramente merecedora deste prémio, não só pela obra, mas também pelo que tem feito em prol da Poesia no seu país.

Sem comentários: