terça-feira, 17 de outubro de 2006

Alimentação vs Pobreza

DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA
17 de Outubro de 2006

Ontem celebrámos o Dia Mundial da Alimentação. Hoje, celebramos o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Quero deixar aqui, no ad litteram, o meu simbólico contributo. Não é pelo facto de vivermos de “prato cheio” que não devemos preocupar-nos com os outros.

Pobreza:

Penúria;

Qualidade ou estado de pobre;

Os pobres;

(Figurado) baixa sapiência;

(Figurado) baixa abundância;

(Figurado) número pequeno.

Pobreza noutras línguas:

Alemão: Armut

Búlgaro: бедност

Checo/Tcheco: chudoba

Espanhol: pobreza

Finlandês: köyhyys

Francês: pauvreté

Holandês: armoede

Húngaro: szegénység

Indonésio: kemiskinan

Inglês: poverty

Italiano: povertà

Norueguês: fattigdom

Polaco: bieda

Russo: бедность

Sérvio: сиромаштво

Sueco: fattigdom

Turco: yoksulluk

Ucraniano: бідність

“A pobreza tem efeitos devastadores sobre as famílias, as comunidades e os países. Gera instabilidade e perturbações políticas e alimenta os conflitos. Hoje, cerca de 800 milhões de pessoas sofrem de fome e desnutrição crónica. Em cada dia que passa, 30.000 crianças morrem de causas directamente relacionadas com a pobreza”. (Extracto da mensagem do Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan em 17/10/05).

José Amaral

2 comentários:

Anónimo disse...

Um grande abraço a todos aqueles que movem montanhas para atenuar a pobreza...e sobretudo áqueles que trabalham em diversas instituições ou por iniciativa própria e muitas vezes não lhes é atribuído o seu real valor como pessoas..de um total desprendimento e ao mesmo tempo de uma imensa riqueza interior.

Amaral disse...

Tens toda a razão. Mas não chega, para erradicar a pobreza, só o esforço desses... é preciso o esforço de todos nós. O 2inconformismo" pode ser, já, um primeiro passo nesse sentido