quarta-feira, 11 de outubro de 2006

2 Bons Motivos


“A SANGUE FRIO”

Terminei agora a leitura de uma obra-prima do “romance não-ficção” da autoria de Truman Capote, nascido em Nova Orleães em 1924, “A Sangue Frio”.

O ano passado vi o filme (ver referência mais abaixo) e já tinha ficado positivamente agradado, especialmente, com a interpretação de Philip Hoffman. É uma obra extremamente bem escrita e que nos prende da primeira à última página.

Deixo aqui um pequeno resumo para abrir o apetite a futuros leitores: «Na madrugada do dia 15 de Novembro de 1959, na pequena cidade de Holcomb, Kansas, quatro membros da família Clutter foram selvaticamente assassinados a tiro de espingarda. Aparentemente não havia nenhum motivo para o crime, e não foram deixadas quase nenhumas pistas. À medida que Truman Capote reconstrói o crime e a investigação que levou à captura, julgamento e execução dos assassinos, vai criando um clima de suspense arrasador e de espantosa empatia. “A sangue frio” é uma obra que transcende o seu momento, demonstrando uma profunda compreensão da natureza da violência na América».

Truman soube enredar a trama na perfeição mantendo-nos suspensos à leitura e, ao mesmo tempo, soube escrever de forma tão inteligente que dá a sensação que o leitor é parte “acompanhante” da história.

“CAPOTE”

Sinopse: O filme aborda os cinco anos em que o escritor Truman Capot escreveu "A Sangue Frio" (1966), marco do jornalismo literário e sua obra-prima, que trata do assassinato de um casal e dois de seus filhos, à queima-roupa, numa pequena cidade do Kansas, em 1959.

Philip Seymour Hoffman foi o merecido vencedor do Óscar de Melhor Actor em 2006 pelo seu papel em "Capote". Nesta biografia, que aborda o momento mais importante da vida do escritor Truman Capote (1924-84) certamente o mais badalado de sua geração, estamos na presença de uma representação notável a todos os níveis de Hoffman.
O filme aborda os acontecimentos à volta do assassinato de uma família. Nos anos subsequentes o escritor e jornalista americano, Truman Capote, foi para o interior do Kansas investigar esse caso. Ao acompanhar as investigações, ao se relacionar com a polícia e depois com a dupla de assassinos, ele conseguiu criar um novo tipo de literatura, o romance de não-ficção chamado "A Sangue Frio".
O notável do filme "Capote" é não apenas situar todo a ambientação com total rigor e usar locações autênticas, mas principalmente não fazer uma hagiografia, não esconde as falhas e defeitos de Capote.

Título original: Capote (EUA, 2005)

Director: Bennett Miller

Elenco: Philip Seymour Hoffman, Catherine Keener, Clifton Collins Jr, Chris Cooper, Bruce Greenwood, Bob Balaban, Amy Ryan, Mark Pellegrino,Marshall Bell
Extras: Comentários em áudio do director e do actor Hoffman, making of

Duração: 114 min. Cor

José Amaral

Sem comentários: