domingo, 5 de novembro de 2006

Curiosidades


Mariposa Imperadortem 30 centímetros da extremidade de uma asa à da outra e o corpo branco e acinzentado. As asas parecem ter recebido pinceladas de desenhos geométricos, pintados de preto, cinza e marrom. O nome científico é Thysania agrippina, e seu nome comum é Mariposa Imperador. É o maior lepidóptero nocturno do mundo. Em outras palavras, a maior mariposa do planeta. A imperador foi encontrada pela primeira vez na Amazónia, mas outros exemplares já foram vistos nas matas do México.
A mais longa de todas as cobras é provavelmente a Python que mora nas selvas do Sudeste da Ásia. Pode crescer até 10 metros – equivale ao comprimento de 6 humanos adultos.
A mais pesado de todas as cobras – alguns cientistas dizem que também é a mais longo - é a Sucuri que mora na América do Sul. A maioria das sucuris cresce aproximadamente 7,6 metros. Mas a maior encontrada tinha 11,2 metros e pesava 453 kg. Por ser muito pesada, a sucuri fica muito tempo na água que onde alivia seu grande peso.
O besouro rinoceronte vive na América do Sul é o mais forte de todos os animais. Este insecto surpreendente pode erguer oitocentas cinquenta vezes seu próprio peso.
O Falcão Peregrino encontra-se na América do Norte e América do Sul, Austrália e África. Ele pode mergulhar pelo ar a 281 km por hora. Isso é mais rápido que qualquer outro pássaro pode mergulhar
A pulga é um dos maiores atletas de natureza. Este insecto pode saltar mais de trezentas vezes a altura do seu próprio corpo.
Uma das maiores aves da América do Sul e o Símbolo do PantanalJaburu (Jabiru mycteria) – além do seu tamanho (1,10 m), chama a atenção pelo seu enorme ninho feito de galhos de arbustos secos, construído em árvores como o "manduvi" (Sterculia striata), a "piúva" (Tabebuia impetigosa) ou em troncos de árvores mortas.
A Baleia Azul (Balaenoptera sp.) é o maior animal da Terra, podendo chegar ao peso de 145 a 160 toneladas.
Animal com o menor cérebro: a Preguiça, espécie típica da Amazónia, tem o cérebro do tamanho de uma azeitona. Proporcionalmente ao tamanho do corpo, é um dos animais com o menor cérebro em todo o mundo. Explicação dos zoólogos: como se alimenta só de folhas, ela não precisaria de mais que isso para encontrar comida.
A Harpia (Harpia harpyja) é a maior águia do mundo, a harpia amazónica tem 97 centímetros de altura, 11 a mais que a águia careca americana e bem maior que as espécies encontradas na África e na Europa. Alimenta-se de pequenos roedores e até de macacos.

in http://www.saudeanimal.com.br/curiosidades_animais.htm

2 comentários:

Anónimo disse...

Pesquisa interessante e extremamente curiosa. Sou fâ destes artigos, quer sejam escritos ou em documentário. No entanto e em tom de brincadeira, faltou a explicação de um animal e do seu pequeno tamanho do cerébro, falamos obviamente da Exª Ministra.

Amaral disse...

Caro Paulo Veiga
Lamento que não tenhas lido com atenção o artigo (risos) porque desse espécimen fala-se sob a forma de "preguiça"... só que neste caso como só negoceia com sindicatos não precisa de mais.