terça-feira, 7 de novembro de 2006

Terror?!...

Abraham "Bram" Stoker nasceu a 8 de Novembro de 1847, em Clontarf, subúrbio de Dublin, Irlanda. Faleceu a 20 de Abril de 1912, em Londres, Inglaterra. Ficou conhecido como escritor, sobretudo, por ter sido o autor de Drácula, a principal obra no desenvolvimento do mito literário moderno do vampiro.
O romance foi adaptado muitas vezes ao cinema e o vampiro foi usado em muitas histórias e paródias independentes do romance original.

O romance mais recente a tratar do assunto é O Historiador, de Elizabeth Kostova, que se propõe a ser uma espécie de desmistificador da lenda de Drácula. É um romance que coloca o leitor na trilha do Drácula histórico (Vlad o Empalador), em meio a mosteiros medievais.

Tive a oportunidade de ler há pouco tempo este maravilhoso e surpreendente livro que nos cativa do princípio ao fim. Aqui fica uma sinopse:

«Uma noite, ao explorar a biblioteca do pai, uma jovem mulher encontra um livro antigo e uma maço de cartas amareladas. As cartas começam todas por “Meu querido e desventurado sucessor…” e fazem-na mergulhar num mundo com que ela nunca tinha sonhado – um labirinto onde os segredos do passado do pai e do misterioso destino da mãe se ligam a um mal inconcebível escondido nas profundezas da história. As cartas abrem caminho para um dos poderes mais perversos que a humanidade já conheceu e para uma busca que dura há séculos para encontrar a origem dessa perversidade e extingui-la. É uma busca da verdade sobre Vlad o Empalador; o governante medieval cujo bárbaro reinado esteve na base da lenda de Drácula. …»



(José Amaral)

Sem comentários: