terça-feira, 14 de novembro de 2006

Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano 470 a.C. e faleceu com 71 anos em 399 a. C., depois de ser obrigado a beber cicuta.

Aprendeu Música e Literatura, mas dedicou-se inteiramente à meditação e ao ensino filosófico, sem recompensa alguma. Não se sabe ao certo quem foram seus professores de Filosofia. O que se sabe é que Sócrates conhecia as doutrinas de Parménides, Heraclito, Anaxágoras e dos sofistas.

Para transmitir os seus conhecimentos e a sua sabedoria utilizava o diálogo, considerado um método polémico. As suas ideias são-nos transmitidas por dois dos seus discípulos, uma vez que Sócrates nada deixou escrito. Foram eles Platão e Xenofonte.

A introspecção é o aspecto mais característico da filosofia socrática. O famoso lema “conhece-te a ti mesmo” (toma-te consciente da tua ignorância) aparece como sendo o ápice da sabedoria. Neste lema Sócrates cifra toda a sua vida de sábio. Sócrates achava que o filósofo é aquele que admite não entender na íntegra inúmeras coisas (Só sei que nada sei).

São exemplos como este que nos deviam fazer pensar como somos ignorantes. Basta estas duas máximas de Sócrates para nos fazer reflectir. Conhece-te a ti mesmo e Só sei que nada sei.

(José Amaral)

Sem comentários: