terça-feira, 14 de novembro de 2006

Dia Mundial da Diabetes

Meio milhão de diabéticos em Portugal No Dia Mundial da Diabetes é apresentado programa para controlo e prevenção

Há meio milhão de diabéticos em Portugal. O Dia Mundial da Diabetes, assinalado hoje, vai servir para a apresentar o novo programa nacional de controlo e prevenção da doença e levar a cabo inúmeras actividades de formação e rastreio.
Este tipo de acção permitiu, desde 2003, evitar três mil urgências hospitalares anuais motivadas pela doença e uma poupança de cerca de um milhão de euros, revelou o coordenador do programa, Luís Gardete Correia.
Luís Gardete Correia, também presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), pormenorizou que estes dados resultam de uma avaliação parcial, feita pela Direcção-Geral da Saúde, ao actual Programa de Controlo da Diabetes Mellitus, que teve início em Junho de 2003 e que será em breve substitu
ído por uma nova estratégia.
A diabetes é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glucose) no sangue. Em Portugal estima-se que existam 500 mil diabéticos e a incidência da doença associada a estilos de vida pouco saudáveis e à falta de e
xercício físico (diabete tipo 2) tem estado a "aumentar de forma explosiva", precisou Luís Gardete Correia.
Para assinalar o dia decorrem rastreios gratuitos no Hospital Cury Cabral e no Centro Comercial Colombo, ambos em Lisboa, promovidos pela Associação Nacional de Jovens Diabéticos.
A consulta de diabetologia do Hospital de S. João de Deus, em Vila Nova de Famalicão, associa-se à efeméride com uma palestra sobre as complicações da doença e o Hospital de Torres Vedras apresenta um vídeo que ensina a prevenir a doença.


in Sic online (14NOV06)

Sem comentários: