quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Muro da Vergonha

O Muro de Berlim (muro da vergonha) foi uma realidade e um símbolo da divisão da Alemanha em duas entidades estatais: a RFA (República Federal da Alemanha) e a (RDA) República Democrática Alemã. Este muro dividia a cidade de Berlim ao meio e simbolizava a divisão do mundo em dois blocos.

Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.

O Muro de Berlim caiu no dia 9 de Novembro de 1989, depois de 28 anos de existência. Foi o acto inicial da reunificação das duas “Alemanhas”.

Ainda me lembro da queda do muro e da festa que as pessoas fizeram. Por todo o mundo houve festejos de regozijo. Um muro tinha caído e era necessário criar pontes. Assim foi feito. A Alemanha mostrou-se capaz de reunificar as duas “irmãs”. Porém, nem sempre os governantes pensam assim. Nos nossos dias muito se tem falado do muro na Palestina e, mais recentemente, no muro nos E.U.A. Para quando, da parte dos homens do poder, a construção de pontes e não de divisórias?


(José Amaral)

Sem comentários: