quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Sugestão Literária

Acabei de ler o novo Romance de Gonçalo M. Tavares: “Aprender a rezar na Era da Técnica” (Caminho, 383 pág.).
Este livro encerra a tetralogia "O Reino", mas confesso que, nesta primeira leitura, não me seduziu grandemente. Talvez requeira uma segunda leitura!...
Não que não esteja bem escrito. Está! Não que não tenha uma história interessante. Tem! Mas… parece faltar qualquer coisa que nos prenda à leitura e que nos faça lê-lo (e relê-lo) de um só fôlego como foi com “Jerusalém”.
Este Romance conta-nos a história de Lenz Buchmann, um homem atroz. Como médico despreza os doentes, como político despreza a sociedade, como marido despreza e humilha a mulher (chega ao ponto de fazer amor à frente de um pedinte com a mulher), como cidadão despreza os sem-abrigo (chega ao ponto de obrigar o pedinte a implorar-lhe comida)…
Buchmann decide trocar a medicina pela política, mas envereda por caminhos pouco claros. Entretanto, Buchmann adoece e vemos como este homem poderoso lida com a doença até ao momento final, o momento da sua decadência.
Talvez por ser um Romance sobre a natureza humana e política seja difícil gostar-se logo à primeira. No entanto, não deve, de todo, ser colocado de lado. Deve ser-lhe dado o benefício da dúvida.

(José Amaral)

Sem comentários: