domingo, 6 de janeiro de 2008

Herança literária

Terminei 2007 a ler Sándor Márai (“A mulher Certa”) e começo 2008 a lê-lo de novo – a primeira sugestão de leitura de 2008, que aqui apresentei, reporta-se às férias. Este livro de Sándor Márai, A Herança de Eszter (Dom Quixote, 152. Pág), lê-se num fôlego (em três horitas) e com muito entusiasmo.
Conta-nos a história de um amor. Poderia ser um amor como tantos outros, mas não é. A personagem principal, Eszter, é quem nos conta essa história. Depois de “perder” o homem da sua vida (Lajos) para a sua irmã Vilma, Eszter viveu uma vida sombria e monótona à espera da morte.
Lajos era um mentiroso compulsivo e enganou Eszter, não só esta mulher, mas todos os que o rodeavam. Para ele, contrair dívidas era tão natural como respirar.
Passados vinte anos Lajos envia um telegrama a Eszter e esta acaba por recebê-lo em sua casa. Esse encontro serve para reviver o passado. Lajos (um sedutor sem escrúpulos, um canalha) além de trair Eszter rouba-lhe tudo. Neste seu regresso consegue novamente enrolar Eszter e esta deixa-se embalar pelas palavras mansas de Lajos…

O AD LITTERAM deixa aqui um excerto:


«Enquanto me vestia, frente ao espelho, fui obrigada a apoiar-me; tive uma visão. Vi o passado, mas com a força com que se vê a realidade do presente. Vi o jardim, o mesmo jardim, onde, agora, esperávamos Lajos – estávamos debaixo do enorme freixo, vinte anos mais novos, e os nossos corações enchiam-se de desolação e ira. Voavam pelos ares palavras fortes e coléricas, quais moscardos outonais. Era também Outono, em finais de Setembro. O ar perfumava-se, vaporoso».

(José Amaral)

4 comentários:

João Paulo Lopes Clemente disse...

Amigo J.Joaquim!
Gostaría de ter mais tempo para ler estas propostas que apresentas!
No meu blog tens o novo link do blog do adlibitum: WWW.adlibitumviseu.blogspot.com
Um abraço

Amaral disse...

João Paulo
Sempre se arranja um tempinho para ler, pois é um imenso prazer.
Irei visitar o vosso (nosso) adlibitum.
Boa semana
Abraço

Odele Souza disse...

Amaral,
Venho, com prazer, retribuir sua visita e comentário deixado no blog de Flavia. Também lhe desejo um excelente 2008.

Quanto ao seu post: Pelo que você descreve este livro " Herança de Eszter" deve ser muito interessante. Se eu não estivesse com tantos livros "na fila"... Vou me lembrar de sua indicação mais tarde.

Um abraço.

Amaral disse...

Odele
Obrigado pela visita.
Quando não tiver nenehum livro na fila leia este que vai gostar.
Bjo