sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Zeca Afonso



A 23 de Fevereiro de 1987, morria o músico e cantor José Afonso, 57 anos, autor de «Grândola, Vila Morena», senha da revolução de 25 de Abril de 1974, na base da queda da ditadura.
José Afonso nasceu em Aveiro, a 02 de Agosto de 1929. Filho de um magistrado, cresceu entre Angola, Moçambique, Belmonte e Coimbra. Aqui frequentou o Liceu D. João III e a Faculdade de Letras, e aqui iniciou-se também na balada, com o mestre da guitarra Flávio Rodrigues.

Em 1953, gravou os primeiros discos: «Fado das Águias» e «Outras Canções». Em 1960, editou «Balada de Outono». Era então professor do ensino secundário, tendo leccionado em colégios particulares, por todo o país.

O ensino levou-o de volta a África, em 1964, experiência fundamental para a sua formação política. Ainda em Moçambique compôs para a peça «A Excepção e a Regra», de Bertold Brecht.

De regresso a Portugal, em 1967, editou o primeiro LP, «Baladas e Canções», ao qual se seguiram «Cantares do Andarilho», «Contos Velhos Rumos Novos» e «Traz outro Amigo Também».

Em 1971, a colaboração com José Mário Branco deu origem a «Cantigas do Maio», álbum onde se encontra a canção «Grândola Vila Morena», e que tem integrado as listas dos melhores discos de sempre da música portuguesa, à semelhança de «Venham mais Cinco», de 1973.

Depois do 25 de Abril, surgem «Coro dos Tribunais» e «Com As Minhas Tamanquinhas». «Enquanto Há Força», de 1977, «Fura Fura», de 1979, e «Baladas de Coimbra e Outras Canções», de 1981, são os álbuns seguintes.

Em 1983, foi-lhe diagnosticada a esclerose múltipla, de que viria a falecer.

Nesse ano, José Afonso realizou os últimos espectáculos ao vivo, nos Coliseus de Lisboa e Porto, sendo então editados «José Afonso Ao Vivo no Coliseu» e «Como Se Fora Seu Filho».

Em 1984, Pete Seeger, Chico Buarque, Sílvio Rodriguez, Isabel Parra e Amparo Ochoa, entre outros, homenagearam-no no Concerto pela Paz, em Manágua.

Em 1985, foi publicado o derradeiro disco, o LP «Galinhas do Mato», no qual já só participou apenas em duas canções, ao lado de Janita Salomé, Helena Vieira, Né Ladeiras e José Mário Branco.

José Afonso morreu em Setúbal, na madrugada de 23 de Fevereiro de 1987.

Nesta data, em 1685, nascia o compositor alemão Georg Friedrich Handel, enquanto em 1869, os escravos eram declarados libertos, em todo o território português.

A abolição da escravatura tornou-se efectiva em 1876.

Em 1945, na II Guerra Mundial, as forças dos EUA conquistavam a ilha de Iwojima, no Pacífico, e em 1961, o Conselho de Segurança da ONU emitia a primeira resolução condenatória da política colonialista do ditador português Oliveira Salazar.

A resolução surgia na sequência da repressão violenta dos trabalhadores angolanos pelas forças portuguesas, que causara cerca de 10 mil mortos, nos arredores de Luanda, entre finais de Janeiro e inícios de Fevereiro.

A brutalidade da intervenção intensificou então a luta armada pela independência de Angola com o ataque à Casa de Reclusão Militar, ao quartel da PSP e à delegação da Emissora Nacional em Luanda, pelo MPLA, a 04 de Fevereiro.

Pela mesma altura, a UPA lançava o ataque a fazendeiros brancos, no norte do território.

Em 1970, reunia-se, pela primeira vez, em Estrasburgo, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, enquanto, em 1981, ocorria uma tentativa de golpe de estado, em Espanha, durante a eleição do primeiro-ministro, no Parlamento, quando 150 guardas civis, comandados pelo tenente-coronel Tejero Molina, assaltaram o plenário, em Madrid.

Em 1989, morria a escritora portuguesa Luísa Neto Jorge, 50 anos.

Em 1992, António Guterres era eleito secretário-geral do Partido Socialista.

Em 2002, era jubilado o professor catedrático Nuno Grande, 70 anos, pioneiro nos ensaios do transplante pulmonar. No mesmo dia, verificava-se o rapto da deputada e candidata à presidência da Colômbia Ingrid Betencourt, pelas FARC, continuando desde então sob sequestro.


in Diário Digital / Lusa (edição online) 23FEV07

Sem comentários: