sábado, 17 de fevereiro de 2007

Novo Museu no Fundão

Fundão vai ter museu em memória de José Alves Monteiro


A Câmara do Fundão vai inaugurar no dia 25 um museu arqueológico no remodelado Solar Falcão d´Elvas, no centro histórico da cidade, anunciou a autarquia.
O investimento ronda os 600 mil euros, para «colocar à disposição do público o acervo museológico que o município tem armazenado ao longo de décadas», disse à Agência Lusa o presidente da autarquia, Manuel Frexes.

O acervo do Museu é actualmente constituído por quatro centenas de peças, de um total de cerca de 15 mil em depósito.

Reúne colecções de objectos do quotidiano, que vão da pré-história ao século V, conjuntos cerâmicos romanos e pré-romanos, machados, e exemplares de peças com inscrições seculares.

«Este vai ser um dos equipamentos culturais de maior relevo na região, nas áreas do património, da arqueologia e da história», garante Manuel Frexes.

Para além do espaço museológico, o edifício contempla ainda um pequeno auditório, sala de exposições temporárias, biblioteca técnica, laboratório de conservação e restauro e gabinetes de estudo.

O novo espaço vai receber a designação de Museu Municipal José Monteiro, em homenagem ao responsável pela recolha de parte do espólio que ali será exposto e um dos principais impulsionadores das investigações arqueológicas no concelho.

Por essa mesma razão, o espaço vai ser inaugurado a 25 de Fevereiro, dia de aniversário de José Alves Monteiro, que nasceu em 1890, no Fundão.

Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra em 1912, e regressou depois à terra natal onde exerceu advocacia e se dedicou à promoção de diversas actividades de ordem cultural e política, como as pesquisas arqueológicas. Foi autor de diversas obras sobre a temática.

Outra parte significativa do espólio do museu resulta de doações e cedências da parte de munícipes e instituições, entre elas o próprio Instituto Português de Museus.

O museu vai ser dirigido por João Mendes Rosa, docente, licenciado em História e doutorando em Arqueologia e actual responsável pela Divisão Municipal do Património Histórico.


in Diário Digital / Lusa (edição online) 17FEV07


Aqui está uma notícia que me deixa muito feliz. Pela iniciativa e pelos seus responsáveis, nomeadamente o meu amigo João Mendes Rosa para quem sei o quanto significa esta iniciativa. O Fundão merece e João Mendes Rosa também. Parabéns!



(José Amaral)


1 comentário:

Anónimo disse...

já está também online o site do museu arqueológico municipal josé monteiro, no seguinte endereço:
www.museuarqueologicofundao.com