sábado, 3 de fevereiro de 2007

Não ao racismo


Rosa Parks (de seu nome verdadeiro Rosa Louise McCauley) nasceu em Tuskegee, a 4 de Fevereiro de 1913. Era costureira de profissão e passou a ser um símbolo do Movimento Americano pelos Direitos Civis. Isto porque em 1955 se recusou a obedecer a lei de apartheid racial no Alabama, ao ter-se recusado frontalmente a ceder o seu lugar no autocarro a um branco. Rosa recusou-se a sair, desafiando as regras que exigiam que pessoas negras se sujeitassem a abrir mão de seus lugares no transporte público para brancas. Com este acto, Rosa foi presa e multada em 14 Dólares. Esta atitude teve grande repercussão na década de 50 nos E.U.A. Foi com esta atitude de Rosa Parks que muitos negros, em massa, boicotaram o transporte público do estado.

Morreu aos 92 anos, em Detroit a 24 de Outubro de 2005.

"A verdadeira razão de eu não ter cedido meu banco no autocarro foi porque senti que tinha o direito de ser tratada como qualquer outro passageiro. Aguentamos aquele tipo de tratamento por muito tempo", disse Rosa em 1992 a respeito de seu acto em 1955.

Rosa Parks tinha todo o direito a estar sentada, mas infelizmente uma lei condenável não lhe permitia ser tratada da mesma maneira que qualquer seu semelhante, por causa

da sua cor. Exemplos destes deviam servir para o homem mudar a sua maneira de ser/estar na sociedade. Todos somos diferentes, mas somos todos iguais.

(José Amaral)

Sem comentários: