domingo, 25 de junho de 2006

A Tradição cumpriu-se


CUMPRIR PROMESSA

Cavalhadas de Vildemoinhos atraíram milhares

Teresa Cardoso


Cerca de duas dezenas de carros alegóricos integraram, ontem, o cortejo das Cavalhadas de Vildemoinhos. Cumpria-se a tradição que a aldeia, às portas da cidade de Viseu, preserva desde há 354 anos. As pessoas, aos milhares, inundaram ruas e avenidas para assistirem ao mais importante cartaz sanjoanino do concelho. "Creio que estamos perante o melhor cortejo dos últimos anos. Há muita criatividade e tradição nas alegorias que nos são oferecidas. A população de Vildemoinhos está de parabéns por mais este sucesso", reconhecia Luís Carvalho, que veio de S. Pedro do Sul para cumprir um ritual de que não abdica.
Entre composições que avisavam para o efeito nefasto do consumo de tabaco até aos bonecos coloridos que fizeram as delícias da criançada, estavam os carros com motivos tradicionais de Vildemoinhos. Terra de moleiros e de broa, a aldeia teima em não deixar cair no esquecimento uma actividade que lhe deu fama e proveito. E que está na origem remota do secular cortejo.
Este ano, como nos anteriores, a população mobilizou-se, durante vários meses, para construir autênticas obras de arte. Uma tarefa que envolve homens e mulheres da aldeia e de fora dela.
O cortejo integrou-se nas festas de S. João que, por estes dias, sabem a sardinha com broa e vinho servidos, a rodos, no largo principal de Vildemoinhos.


Luta pela posse de água deu lugar a festa anual

Há 354 anos, em tempo de seca dura, as águas do rio Pavia, que atravessam Vildemoinhos, foram disputadas, em tribunal, por moleiros e agricultores. Os primeiros ganharam. E prometeram, todos os anos, ir em cortejo agradecer a S. João da Carreira.

Ritual de pequena aldeia é hoje cartaz turístico

A seguir à Feira de S. Mateus, as Cavalhadas de Vildemoinhos são o certame que mais visitantes atrai à região de Viseu.

in Jornal de Notícias (edição online) 25Jun06

Sem comentários: