sexta-feira, 9 de junho de 2006

Portugal, Camões, CPLP


Heróis do mar...

Cavaco Silva já iniciou as comemorações do 10 de Junho, que este ano decorrem na cidade do Porto.

Em visita à Fundação Serralves, o Presidente da República dirigiu, há pouco, uma mensagem aos emigrantes portugueses e a Timor.

O primeiro discurso de Cavaco Silva nas comemorações do Dia de Portugal foi dirigido às comunidades e começou com uma saudação especial para Timor-Leste.

Cavaco Silva sublinhou que Portugal deve dar o exemplo no acolhimento dos emigrantes e por isso tem que apostar no desenvolvimento.

Cavaco Silva almoçou em Serralves e vai distinguir algumas personalidades do Porto.

Depois, as comemorações do 10 de Junho prosseguem com uma homenagem ao Infante Dom Henrique e com cerimónias militares na Câmara do Porto.

Sexta-feira, Dia de Portugal, Cavaco Silva preside ao desfile de militares dos três ramos das Forças Armadas e vai condecorar 26 personalidades, das quais 7 fizeram parte da Comissão de Honra da candidatura a Belém.

(Notícia do Jornal Nacional da TVI, 09/06/2006)

O dia 10 de Junho tem um enorme significado para os Portugueses. É o dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. Até ao 25 de Abril de 1974 era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça.

O Hino Nacional, entoado por milhares de portugueses espalhados em todo o mundo, e a Bandeira, também hasteada em muitos lugares do mundo, lembram-nos que este povo à beira-mar plantado tem um passado que nos honra e orgulha e que aspiramos um futuro, igualmente, honroso.

Neste dia celebramos a Pátria, o maior símbolo da língua Portuguesa e os Países que falam Português. Todos os anos, nesta dada são recordados feitos “valerosos” dos portugueses, são condecoradas personalidades que, nas mais distintas áreas, se distinguiram.

Este ano a Língua Portuguesa volta a ser “mais badalada” neste dia, nomeadamente pelo que se está a passar em Timor, porque Portugal e Angola se defrontam (a 11) no Mundial.

Sem comentários: