quinta-feira, 8 de junho de 2006

Mestre

Cartas inéditas de Agostinho da Silva reunidas em livro
A Associação Agostinho da Silva vai assinalar o próximo dia 10 de Junho com o lançamento de um livro com cartas inéditas daquele pensador intitulado «Viva a República, Viva o Rei», anunciou hoje a Associação .
Para a Associação, Agostinho da Silva «foi o maior pensador da identidade portuguesa e lusófona, na linha de Luís de Camões, Padre António Vieira e Fernando Pessoa» e «concebia Portugal, o Brasil e a cultura lusófona como portadores da ideia de uma nova humanidade e civilização a difundir à escala planetária».
O livro «Viva a Republica, Viva o Rei - Cartas Inéditas de Agostinho da Silva», de Teresa Sabugosa, será lançado pela Editora Zéfiro na Feira do Livro de Lisboa.
O professor Agostinho da Silva, considerado um dos mais originais ensaístas portugueses do século XX, morreu em 1994 em Lisboa, com 88 anos.
Expulso do ensino oficial em 1935, Agostinho Silva viveu 22 anos exilado no Brasil, onde fundou várias universidades, e só regressou a Portugal em 1969, depois de Marcelo Caetano ter substituído Salazar na chefia do governo.
in Diário Digital / Lusa (edição on line) 08-06-2006 15:19:00

Sem comentários: