quarta-feira, 28 de junho de 2006

"Les Huîtres"

Quadro de Matisse leiloado por 3,6 milhões de euros
Um quadro de Matisse, «Les Huîtres», foi vendido terça-feira num leilão em Zurique por 5,6 milhões de francos suíços (3,6 milhões de euros).
O quadro fazia parte de uma série de 67 lotes de obras de artes pertencentes a Gustav Zumsteg, proprietário do restaurante Kronenhalle, em Zurique, numa de cujas paredes esteve durante muito tempo exposto.
No total, a venda deste e outros quadros de Zumsteg, falecido no ano passado, somou 20 milhões de francos suíços, uma parte dos quais - 12,4 milhões - serão canalizados para a Fundação Hulda e Gustav Zumsteg e para a pensão de reforma dos empregados do restaurante.
Fundado por Hulda Zumsteg, a mãe de Gustav, o restaurante Kronenhalle, uma autêntica «instituição» em Zurique, é mundialmente conhecido por das suas paredes penderem quadros de alguns mestres da pintura.
Zumsteg, um esclarecido amante de pintura, fez fortuna no fabrico de tecidos para a alta-costura, sobretudo a parisiense.
Os quadros agora leiloados faziam parte da sua colecção pessoal. Os que ainda hoje é possível ver no restaurante continuarão onde estão, nada podendo, por vontade expressa de Zumsteg, ser alterado.
in Diário Digital / Lusa (edição online) 28Jun2006

1 comentário:

Anónimo disse...

Como o mundo anda mal...tanto dinheiro mal canalizado,se Matisse ressuscitasse morreria de ataque cardíaco..viva a arte pela sua própria beleza intrínseca!