quarta-feira, 21 de junho de 2006

Stendhal


Grenoble arremata os seis cadernos do diário de Stendhal

Os seis cadernos do diário do escritor francês do século XIX Stendhal, que abrangem vários anos entre 1801 e 1814, foram arrematados terça-feira em leilão pela sua cidade natal, Grenoble, por 800.000 euros.

Os cadernos pertenciam ao espólio da livraria de Pierre Berès que, na véspera, doara ao Estado francês uma outra jóia da sua colecção: um exemplar de «A Cartuxa de Parma», abundantemente corrigido e completado pelo autor.

A cidade natal de Arthur Rimbaud, Charleville-Mezières, teve menos sorte: não conseguiu adquirir qualquer dos 12 poemas manuscritos do autor.

A representante da cidade teve de contentar-se com uma modesta cópia - anónima, mas de época - de um texto de Rimbaud.

A Biblioteca nacional de França reservou para o seu acervo quatro importantes peças: as primeiras provas tipográficas de «Um lance de dados», de Mallarmé, minuciosamente corrigidas pelo autor (185.000 euros), manuscritos autógrafos da maior parte de «Álcoois», de Apollinaire (130.000 euros) e um texto de Proust intitulado «Sentimentos filiais de um parricida» copiado por Celeste Albaret, com correcções feitas pelo romancista (10.000 euros).

in Diário Digital / Lusa (edição online) 21-06-2006

Sem comentários: