sábado, 24 de junho de 2006

Divulgação


Associação de Beneficência Popular de Gouveia


O que é a ABPG?
É uma Instituição Privada de Solidariedade Social, situada em Gouveia, que tem a provecta idade de 126 anos datando os seus primeiros estatutos de 3 de Março de 1880.
Até 1977, a principal actividade desta instituição foi a prestação de cuidados de saúde no seu hospital (Hospital Nossa Senhora da Piedade de Gouveia), cuja posse perdeu naquele ano em virtude da sua nacionalização.
Hoje, esta instituição é um caso sério de sucesso, devido à quantidade de valências que foi criando, das quais se destaca a clínica de medicina física de reabilitação que a nível do distrito não tem paralelo, e mesmo em toda a Beira.
O seu núcleo de reabilitação profissional funciona no antigo Colégio Nun’Álvares, depois de devidamente remodelado. Deve frisar-se que este núcleo também se destina a fazer a integração profissional de pessoas com deficiências.
Mas não fica por aqui a sua actividade e, desde lares da 3ª idade, creche e jardim infantil, lar residencial, health club e um jornal semanário com a bonita idade de 93 anos, são motivo de orgulho de Gouveia.
Demonstrando toda a sua capacidade inovadora, inauguraram no dia 1 de Junho um complexo de lazer que merece ser visitado, pela sua funcionalidade, não esquecendo as pessoas com deficiências.
Em resumo, é uma instituição que merece ser divulgada, pois é um bom exemplo de que no interior do país, esquecido e abandonado, também se trabalha e há dinâmica capaz de criar um “oásis” no sopé da Serra da Estrela.
Vá a Gouveia! Visite o Parque da senhora dos Verdes e, certamente, voltará porque vai gostar.

António Dinho

http://www.cm-gouveia.pt/main.asp?menu=conc_contactos&grupo=contactos_instituicoesprivadasdesolidariedadesocial

Sem comentários: