sábado, 16 de setembro de 2006

Cláudio Feldman


Aquando da edição do meu terceiro livro de poesia, “Outonalidades”, descobri através do Prof. Dr. Joaquim de Montezuma de Carvalho o poeta brasileiro Cláudio Feldman. Este poeta brasileiro nasceu em Bauru em 1944, reside em Santo André desde 1959. Autor de 39 obras, consta de diversas antologias. Avulta na sua escrita o talento crítico, nunca perdendo o sentido colectivo do que importa causticar e modificar.

Nessa altura recebi um conjunto de pequenos poemas deste autor, publicados no “Diário dos Açores” sob o título “No Reino da Poesia Infantil”. Estes poemas preencheram-me e abriram-me o apetite para descobrir mais a sua poesia (permito-me transcrever um pequeno poema cujo título é “Ode Ocidental”: Podemos assassinar os cachalotes/ Depois/ Perfumaremos as mãos/ Com seu âmbar gris), pois estas pequenas maravilhas líricas despertaram-me a curiosidade.

Enviei, na altura, um exemplar do meu livro ao poeta Cláudio Feldman que teve a amabilidade de me enviar um pequeno opúsculo (síntese lírica) cujo título é “Campos de Algodão”. Lê-se em breves segundos, mas aprecia-se por largos momentos. Mostra-nos como não é preciso muitas palavras para se dizer muitas coisas.

José Amaral

Sem comentários: