segunda-feira, 31 de março de 2008

Sugestão Literária

E, porque não há duas sem três, recomendo outro livro do escritor húngaro Sándor Márai. Depois de já ter sugerido, aqui no Ad Litteram, os romances A Mulher Certa e A Herança de Eszter, deste autor, sugiro desta feita As Velas ardem até ao fim. Mais um belíssimo romance que se lê com agrado redobrado.
Trata-se da história sobre a amizade de dois homens: Henrik e Konrad. Dois homens, amigos inseparáveis na juventude, sentam-se a jantar depois de quarenta anos sem se verem. Esta espera de quarenta e um anos em nada, aparentemente, abalou esta amizade. Um (Konrad), passou muito tempo (“fugido”) no Extremo Oriente, o outro (Henrik) permaneceu na sua propriedade sempre perturbado por algumas questões. Ambos viveram à espera deste momento, pois entre eles interpõe-se um segredo de uma força singular.
Passados quarenta e um anos depois de um jantar, como tantos outros (nessa altura na companhia, também, de Krisztina – mulher de Henrik), os dois velhos amigos sentam-se a conversar. É quase um monólogo, extenso, por parte de Henrik. Nas suas imensas questões, e no silêncio do seu amigo, vai encontrando as respostas que lhe tiravam a paz de espírito. Descobre que Konrad quis matá-lo, mas foi cobarde; que a mulher o traíra com o seu melhor amigo…
No entanto, isso para o presente nada interessa.
Um romance em tudo interessante, quanto perturbador. Uma reflexão, nua e crua, sobre a amizade, a paixão e o passado que não volta mais…

(José Amaral)

Sem comentários: