quarta-feira, 5 de março de 2008

Grandes Nomes

Cyrano de Bergerac nasceu em Paris, a 6 de Março de 1619 e faleceu em Sannois, a 28 de Julho de 1655. Contemporâneo de Boileau e Molière, este escritor, poeta e livre-pensador, assinava as suas obras com pseudónimos criativos escolhidos aleatoriamente.

Gabriel García Marquez nasceu em Aracataca, a 6 de Março de 1928. Este escritor colombiano é um dos maiores nomes do panorama literário mundial. Ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 1982. Da sua extensa obra destacam-se: Cem anos de solidão, Crónica de uma morte anunciada, Amor nos tempos do cólera e Memórias de minhas putas tristes.

Pearl S. Buck nasceu em Hillsboro (Virgínia Ocidental-EUA), a 26 de Junho de 1892 e faleceu em Danby (Vermont-EUA), a 6 de Março de 1973. Mestre em Literatura na Universidade de Cornell, escreveu em 1930 Vento Leste, que obteve grande reconhecimento da crítica. Recebeu o Prémio Pulitzer em 1932 e o Prémio Nobel de Literatura em 1938.

Vieira da Silva nasceu em Lisboa, a 13 de Junho de 1908 (dia de Santo António, padroeiro da cidade de Lisboa) e faleceu em Paris, a 6 de Março de 1992. Pintora portuguesa, naturalizou-se francesa em 1956.
Vieira da Silva foi autora de uma série de
ilustrações para crianças que constituem uma surpresa no conjunto da sua obra.

(José Amaral)

4 comentários:

Meg disse...

Caro Amaral,

Três vultos de três épocas diferentes (na minha vida)

Cyrano ainda no Liceu com todo o "floclore que o seu nariz nos proporcionava.
Em Moçambique, 1972, a descoberta de os 100 Anos de Solidão - mais um livro proíbido, com tudo o que isso implicava. Pearl li-a como li quase tudo o que havia nas bibliotecas da Gulbenkian, lembra-se?

Foi tempo que passou, Mantenho os livros, por "doença incurável do papel).

Um abraço

T S disse...

Oi amigo
adorei...seu cofre de artistas...
um beijao...
ts

Amaral disse...

Meg
Realmente parece que a minha escolha, para si, foi acertada. Todos eles também são, para mim, um marco.
Abraço

Amaral disse...

TS
Fico contente e obrigado pela visita.
Bjo