segunda-feira, 7 de abril de 2008

O Complexo de Di, de Dai Sijie (Dom Quixote, 312 página) foi o livro que acabei de ler. Trata-se de um livro que ganhou o Prémio Femina (2003).
No dizer do l’Express este livro é: «Um mergulho na China contemporânea, com o seu povo simples, os seus cheiros, os seus absurdos, este livro alia com mestria o humor da desesperança chinesa à subtileza da língua francesa».
É um livro algo intrigante, mas não é de todo desinteressante. Trata-se da história de Muo (pseudo-psicanalista) que morou vários anos em França e encontra-se de regresso à China. Está disposto a tudo fazer para salvar da prisão a sua amada (Vulcão da Lua Velha), condenada pelo terrível juiz Di por divulgar fotografias proibidas. Muo, encarna a pele de herói quixotesco deste romance, é um adepto de Freud e interpretador de sonhos; vai embarcar numa fantástica viagem através da China, na esperança de poder satisfazer o pedido inusitado que o corrupto juiz lhe faz em troco da liberdade da mulher que ama. O juiz Di é corrupto, mas o dinheiro pouco lhe diz. Aquilo que ele quer é uma jovem virgem, por coincidência ou não Muo também é virgem.
Como se pode ler na contracapa “Ao longo desta atribulada jornada Muo vai desvendando um país novo e multifacetado onde convivem lado a lado resquícios medievais e clarões de modernidade, que Dai Sijied escreve com humor, fantasia, virtuosismo e originalidade”.


(José Amaral)

2 comentários:

Maria Clarinda disse...

Um livro certamente para o olhar com mais cuidado, quando for procurar um...
adorei o tema.
Jinhos e obrigada.

Amaral disse...

Maria Clarinda
Já sugeri outros antes que merecem mais que este (veja a minha lista de livros), mas para este pode-se dar sempre o benefício da dúvida.
Obrigado pela visita.
Bjo