domingo, 27 de abril de 2008

Dia Comemorativo

O dia 28 de Abril é comemorado anualmente, em todo o mundo, como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. O objectivo é homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais.
Foi em 1996 em Nova Iorque, na Organização das Nações Unidas, que teve lugar a primeira cerimónia. Aí foi aceso um memorial para recordar todos aqueles que perderam a vida enquanto trabalhavam ou que contraíram doenças relacionadas com a sua actividade profissional.
A data foi escolhida para coincidir com as Jornadas Nacionais de Luto do 28 de Abril, previamente adoptadas pelo Congresso Canadiano do Trabalho, e logo se estendeu a todo o mundo, por iniciativa de diversas organizações sindicais, sendo, em 2001 reconhecida e apoiada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Actualmente é celebrada oficialmente em inúmeros países.
Em Portugal, o dia 28 de Abril foi ainda instituído como Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho, por uma Resolução da Assembleia da República.

(José Amaral)

6 comentários:

A. João Soares disse...

Amaral.
Neste ponto, dou o meu aplauso a Portugal.
Em vez de homenagear os mártires involuntários, devemos criticar os erros se outros que lhes causaram a morte ou sofrimento. Isto traduz-se em procurar prevenir, aumentar a segurança, por forma a evitar tanta dor e perdas de vidas.
Os portugueses temos em pouca conta os cuidados preventivos, dá-nos prazer correr riscos, inúteis e despropositados. Daí tantos acidentes no trabalho e nas estradas.

Abraço
A. João Soares

Amaral disse...

João
Não posso estar mais de acordo consigo.
Mais vale, como diz o ditado, prevenir.
Boa semana
Abraço

Meg disse...

Amigo Amaral.
Perdoe-me a ausência, entende que precise de uns dias mas não me esqueço dos amigos.
QuantO à Adília Lopes, é um mulher polémica e como tal nen toda a gente gosta do género. Mas eu tento mostrar os nossos autores.
Obrigado, amigo.
Um abraço

Isabel Filipe disse...

Não sabia a existência deste dia ...

infelizmente ainda existe por ai muita empresa que não cumpre as normas mínimas de Higiene e Segurança no Trabalho ...


bjs

Amaral disse...

Meg
Não tem de se desculpar.
Quanto à Adília não nego que seja polémica, nem isso me incomoda. Não gostei daquele poema, mas certamente iria gostar de outros.
Mérito lhe dou por divulgar autores menos conhecidos. Parabéns.
Abraço

Amaral disse...

Isabel
Eu não desconhecia de todo, mas também não estava muito informado.
É verdade que ainda há muita empresa a laborar como se estivesse no século passado.
Bjo