segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Mundo mais pobre


Morreu o abade Pierre, fundador da comunidade Emaús
O fundador da comunidade Emaús e uma das mais emblemáticas figuras da luta contra a pobreza, o francês abade Pierre, morreu esta madrugada, aos 94 anos de idade.
As homenagens e votos de pesar sucederam-se de imediato por toda a França, após a notícia da morte de Henri Antoine Groués — o nome de nascimento de Abbé Pierre, como era conhecido no país —, que estava internado com uma infecção pulmonar desde o dia 14.
O abade Pierre acabou por falecer no Hospital Val de Grâce, em Paris.
A notícia, avançada pelo presidente da Emaús em França, Martin Hirsch, foi logo comentada pelo Presidente francês, Jacques Chirac, que se confessou "consternado". Com a morte do abade Pierre, "é toda a França que é tocada no seu coração" pelo "imenso respeito e profunda afeição" que o país tinha por esta figura.
"Ele mostrou-nos a via da generosidade individual e colectiva, vai fazer falta a todos os franceses", declarou, por sua vez, o primeiro-ministro francês, Dominique de Vilepin.
O abade Pierre, que se iniciou na ordem dos franciscanos capuchinhos, usou os microfones da Rádio Luxemburgo em 1954, com alertas para recolha de apoio para salvar os mais pobres da morte certa.
O seu trabalho começou mais cedo, ainda durante a II Guerra Mundial, dedicando-se a salvar os perseguidos pelo nazismo. Organizou um grupo de resistência armada até ser preso, mas conseguiu fugir escondido num saco do correio, num avião para a Argélia.
Depois da guerra, voltou a Paris e foi eleito deputado da Assembleia Nacional, que deixou por protesto contra uma lei eleitoral que julgava injusta, em 1951. A partir daí dedicou-se inteiramente ao Movimento Emaús, que está hoje presente em mais de 40 países.
Emaús é o nome de uma localidade na Palestina onde, segundo a Bíblia, Jesus apareceu aos seus discípulos após a Ressurreição.


(in Público, edição online, 22JAN07)



O mundo fica mais pobre com a perda de Abbé Pierre. Homens como este (com Maiúscula) fazem sempre falta, mesmo que achemos que ninguém é insubstituível. Um homem de princípios e com um coração do tamanho do mundo.



(José Amaral)

Sem comentários: