terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Grande Humorista

José Eugénio Soares, mais conhecido por Jô Soares, nasceu no Rio de Janeiro a 16 de Janeiro de 1938. É um dos maiores humoristas que o Brasil já teve, e é também apresentador de televisão. Além do trabalho como actor, dedica-se à literatura e, mais recentemente, retomou seu trabalho como director de peças teatrais.
Filho do diplomata paraibano Orlando Heitor Soares e de Mercedes Leal Soares, Jô queria, quando criança, ser diplomata como o pai. Estudou em colégios internos do Rio de Janeiro e da Suíça com esse objectivo, mas percebeu que seu senso de humor apurado e sua criatividade nata seriam desperdiçados nessa área.
Enquanto escritor escreveu os romances O Xangô de Baker Street, O Homem que Matou Getúlio Vargas e Assassinatos na Academia Brasileira de Letras. O Xangô de Baker Street fez grande sucesso nacional e internacional, sendo ainda transformado em filme. Nestas obras, verifica-se o género literário histórico-cómico-policial, na linha preconizada por Rubem Fonseca, crítico construtivo da produção literária de Jô Soares, o que se depreende das dedicatórias constantes nos referidos trabalhos.

(in Wikipédia, adaptado)

Sem comentários: