quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Mistério...


Agatha Mary Clarissa Christie nasceu em Torquay, a 15 de Setembro de 1890 e faleceu em Wallingford, a 12 de Janeiro de 1976. Romancista policial britânica foi autora de mais de oitenta livros. Criou as famosas personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Mr. Quin.
Agatha começou a escrever sob influência da mãe, que a incentivou a criar um conto, enquanto Agatha estava com uma forte constipação e de cama. Ela chegou a duvidar da sua capacidade, mas conseguiu. Continuou a escrever, encorajada por Eden Phillpotts, um teatrólogo amigo da família. Quando já era famosa, disse que durante muitos anos se divertiu escrevendo histórias melancólicas em que a maioria dos personagens morria.
O primeiro romance de Agatha Christie, O Misterioso Caso de Styles, foi escrito no final da Primeira Guerra Mundial, durante a qual ela trabalhou como enfermeira. Nele criou Hercule Poirot, o pequeno detective belga que mais tarde se tornaria a personagem de crimes de ficção mais popular desde Sherlock Holmes.
Agatha Christie tornou-se Dama da Ordem do Império Britânico em 1971.

(in Wikipédia, adaptado)

1 comentário:

CMatos disse...

Da imaginação desta mulher sairam livros que deram origem a filmes e séries muito boas.
Gosto do género.

Abraço