sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Centenário

A Escola ES/3 Prof. Dr. Flávio Pinto Resende, em Cinfães, comemora amanhã, 27 de Janeiro de 2007, o centenário do nascimento do seu patrono.

Flávio Ferreira Pinto Resende nasceu em Cinfães, no dia 27 de Janeiro de 1907. Era o mais velho de oito filhos de uma família humilde, que conjugou todos os esforços no sentido de permitir o acesso dos seus filhos à cultura. Assim, após a conclusão do curso liceal, ingressou no curso de Medicina, que veio a abandonar, devido à cadeira de Anatomia e que o levou a optar pelo curso de Ciências Naturais, que concluiu com 21 anos de idade.

Exerceu então a docência na Guarda e em Coimbra, onde trabalhou com o Professor/Investigador Aurélio Quintanilha, que o elegeu para ir para a Alemanha especializar-se em Citogenética, tendo-se doutorado em Hamburgo.

Regressou a Portugal e trabalhou na Faculdade de Ciências do Porto, primeiro, como assistente da cadeira de Botânica. A partir de 1943, passou a Professor Catedrático da Faculdade de Ciências de Lisboa, onde veio a exercer também as funções de Director da Secção de Botânica, Director do Instituto Botânico, do Jardim Botânico e Director e fundador do Instituto de Biologia da Fundação Gulbenkian.

Faleceu em Lisboa, no dia 1 de Janeiro de 1967, tendo legado, como especialista de Fisiologia Celular de Plantas, 85 publicações como autor único e 28 em colaboração com outros autores.

Das comemorações destaca-se a conferência “O Prof. Dr. Flávio F. Pinto Resende – O Homem, a Obra” pelos conferencistas Prof. Dr. Fernando Catarino e pela Dr.ª Ana Simões. Serão atribuídos os Prémios aos Alunos que integram os Quadros de Excelência e Valor da Escola. E será distribuída uma medalha comemorativa da Efeméride.

(José Amaral)

Sem comentários: