quinta-feira, 20 de julho de 2006

Prémio APE/CTT


Com o livro "Esta voz é quase o vento"Poesia: José Agostinho Baptista recebe Grande Prémio APE/CTT 2004
19.07.2006 - 20h28 Lusa

José Agostinho Baptista recebeu hoje o Grande Prémio de Poesia APE/CTT 2004, pelo livro "Esta voz é quase o vento". O poeta madeirense considera que esta obra é "mais etérea, mais leve, menos dorida" e talvez "mais acessível" do que as anteriores.
A cerimónia decorreu no auditório da sede dos CTT, em Lisboa.
O prémio, instituído em 1989, destina-se a distinguir anualmente um livro de um autor português publicado integralmente e em primeira edição no ano a que respeita o concurso, não sendo admitidas obras póstumas.
Na edição de 2004, o galardão, no valor de cinco mil euros, foi atribuído a José Agostinho Baptista por maioria de um júri composto por António Osório, Maria Andresen, Nuno Júdice, José Viale Moutinho, Paula Costa e pelo presidente da APE, José Manuel Mendes, que o classificou como "um júri extremamente livre" que distinguiu "um grande poeta português".
José Agostinho Baptista agradeceu o prémio "a todos aqueles que nunca deixaram de acreditar" nele.
"Penso que este prémio é sobretudo pelo conjunto de uma obra e não propriamente por um livro, porque comecei a publicar há 30 anos e só agora é que o recebi. Fico contente. Diz-se que mais vale tarde do que nunca e será isso. Resta-me agradecer a quem acreditou em mim".
Comentando a apresentação feita na cerimónia de entrega do galardão pela porta-voz do júri, Paula Costa, que descreveu a sua obra como uma "mitologia da insularidade" e fez um resumo das referências e do percurso da sua poesia, o autor declarou-se comovido. "Comovi-me com as palavras que ouvi sobre a minha poesia, não sabia que era assim".
"A certa altura fiquei comovido porque acho que [Paula Costa] tocou nos pontos mais sensíveis desta poesia que, no fundo, é tão biográfica que às vezes ainda dói", insistiu. "[Qualquer análise] é sempre especulativa, porque a poesia é tão subjectiva que permite essa especulação, mas normalmente acertam ou então dão-me a descobrir aspectos que eu próprio não tinha visto. Sou um péssimo leitor dos meus próprios livros. Abrem-me algumas portas e eu não posso dizer que não têm razão. Às vezes, as análises são até contraditórias, díspares. Só me resta aceitar isso".
José Agostinho Baptista, nascido no Funchal a 15 de Agosto de 1948, começou a publicar em 1976, com "Deste lado onde", sendo a obra premiada o seu penúltimo título, anterior a "Quatro luas", editado este ano.
Entre os poetas distinguidos em edições anteriores com o Grande Prémio APE/CTT, figuram nomes como Eugénio de Andrade, Manuel Alegre, Egito Gonçalves, Natália Correia, António Ramos Rosa, Fiama Hasse Pais Brandão, Gastão Cruz, Manuel Gusmão e Manuel António Pina.

in Público (edição online)

2 comentários:

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anónimo disse...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»