terça-feira, 11 de julho de 2006

Modigliani


Modigliani, Amedeo (1884 – 1920)

Amedeo Clemente Modigliani nasceu na região da Toscana, em Livorno a 12 de Julho de 1884. Era o quarto filho, e último, de uma família judaica. Desde cedo começou a revelar interesse pela pintura (sempre incentivado pela mãe). Visitava com a progenitora museus de arte e matriculou-se como aluno no estúdio de Gugliemo Micheli.

Na infância sofreu de tifo, o que comprometeu a sua saúde para o resto da vida. Com esta doença – mais concretamente o tratamento – foi forçado a constantes viagens. Não foi um mal maior, já que pode estar em contacto com outras culturas. Este intercâmbio cultural viria a marcá-lo. Em 1906 mudou-se definitivamente para Paris.

Como outros pintores e artistas, viveu a experiência da extrema pobreza. Por meio dos companheiros de arte, conheceu o poeta polaco Leopold Zborowski, que se tornaria seu melhor e mais devotado amigo, além de incentivador e marchand. Em 1917, Zborowski consegue, para Modigliani, uma exposição individual na galeria Weil. A exposição durou apenas um dia, pois se transformou num escândalo graças aos nus expostos na vitrine da galeria.

Complicações na saúde fazem o pintor viajar para o sul da França com a esposa e a filha, a fim de recuperar-se. Retorna a Paris ao final de 1918. Na noite de 24 de Janeiro de 1920, aos 36 anos, Modigliani morre de tuberculose, agravada pelo consumo excessivo de álcool e drogas (haxixe). Foi sepultado no célebre Cemitério do Père-Lachaise.

[Este texto, abreviado, sobre a vida de Amedeo Modigliani foi elaborado a partir de informações da Wikipédia]

Sem comentários: