terça-feira, 11 de julho de 2006

Paredes

Paredes, Carlos (1925 – 2004)

Carlos Paredes nasceu em Coimbra, a 16 de Fevereiro de 1925. É o mais conhecido guitarrista português. Também é compositor. Filho de Artur Paredes é um dos principais responsáveis pela divulgação e popularidade da guitarra portuguesa. Há quem lhe chame “O homem dos mil dedos”.

Carlos Paredes começou a tocar com a idade de quatro anos com o pai e começou a sua carreira aos onze. No final dos anos 50 esteve preso por fazer oposição ao regime ditatorial que vigorava em Portugal. Durante este tempo andava de um lado para o outro da cela fingindo tocar música, o que levou os companheiros de prisão a pensar que estaria louco, (de facto, o que ele estava a fazer, era compor músicas na sua cabeça). Quando voltou para o local onde trabalhava no Hospital, uma das ex-colegas, Rosa Semião, recorda-se da mágoa do guitarrista devido à denúncia de que foi alvo "Para ele foi uma traição, ter sido denunciado por um colega de trabalho do hospital. E contudo, mais tarde, ao cruzar-se com um dos homens que o denunciou, não deixou de o cumprimentar, revelando uma enorme capacidade de perdoar!" Quando os presos políticos foram libertados, eram vistos como heróis, ele sempre recusou esse estatuto, dado pelo povo, sobre o tempo que foi preso nunca gostou muito de comentar dizia "Que havia pessoas, que sofreram mais do que ele!".

Uma doença do sistema nervoso central (mielopatia), impediu-o de tocar durante os últimos 11 anos da sua vida. Morreu em 23 de Julho de 2004 devido a uma falha renal.

[Este texto, abreviado, sobre a vida de Carlos Paredes foi elaborado a partir de informações da Wikipédia]

Sem comentários: