segunda-feira, 3 de julho de 2006

Exame cheio de erros

2006JUL03 Marta Sofia Ferreira


24 mil alunos fizeram a prova de química com questões mal formuladas


Cerca de 24 mil do 12º ano alunos realizaram o exame nacional de Química (642) a 13 de Junho. E a tarefa não foi fácil, uma vez que foram detectados na prova erros, informações em falta, dados irregulares, hipóteses de
resposta erradas e questões mal colocadas.

Os problemas no exame foram apontados pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), que no site oficial identifica erros em diversas questões e chega mesmo a sugerir a não cotação de uma pergunta do segundo grupo, uma vez que «com a equação representada como está, nenhuma das hipóteses de resposta está correcta».

No primeiro grupo, o erro apontado é a falta de informação na pergunta três que permita ao aluno responder à questão. Já no terceiro grupo, na pergunta 5.2, é escolhido um «exemplo particularmente infeliz» para o aluno comentar que «por pouco não está errado».

A responsável pela proposta de correcção do exame vai esta tarde reunir-se com a SPQ para decidirem se vai ser enviado ao Ministério da Educação um comentário ao exame e um pedido de revisão da prova.

«Não existem razões para qualquer alteração ao exame», afirma ao Portugal Diário Glória Ramalho, responsável pelo Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE).

O GAVE defende que não há motivos para as críticas feitas pela SPQ e Glória Ramalho adianta que «já esclarecemos a nossa posição junto da SPQ», acrescentando ainda que «há questões de opinião envolvidas» nesta questão.

in Diário Digital (edição online)

Sem comentários: