quarta-feira, 12 de julho de 2006

Mais do mesmo

Exames 9ºano: 64% dos alunos tiveram negativa a Matemática

Seis em cada dez alunos do 9º ano tiveram negativa no exame nacional de Matemática, apesar da média de notas ter subido ligeiramente em relação ao ano passado, segundo dados do Ministério da Educação.

Dos 92.217 estudantes que realizaram a prova na primeira chamada, 64% tiveram nota negativa, com um ou dois valores (numa escala de um a cinco), enquanto os restantes 36% alcançaram uma nota positiva.

De acordo com os dados, 13% (11.988) tiveram a nota mais baixa da escala, enquanto só 2% (1.844) atingiram o valor máximo.

No total, a média de notas ficou-se pelos 2.4 (o mesmo que 48%), o que representa uma ligeira subida relativamente aos 2.2 (ou 44%) registados em 2005, ano em que cerca de 70% «chumbaram» no exame.

Já na prova de Língua Portuguesa, os alunos conseguiram melhores resultados, tendo alcançado nota positiva 54% dos 92.144 que fizeram o exame na primeira chamada.

No entanto, ao contrário do que aconteceu na Matemática, o número de alunos com positiva desceu significativamente em relação ao ano passado, quando 77% dos estudantes «passaram» na prova.

A média de notas também diminuiu, passando de 3.0 (ou 60%) para 2.6 (52%).

Os exames nacionais do 9º ano, cujos resultados foram hoje afixados nas escolas, são obrigatórios para a conclusão do ensino básico e valem apenas 30% para a classificação final dos estudantes.

Por isso, e apesar dos resultados maioritariamente negativos no exame de Matemática, 68% dos alunos conseguiram passar à disciplina, obtendo uma nota positiva no final do ano.

No caso da Língua Portuguesa, 87% dos alunos concluíram a disciplina com uma avaliação final positiva.

Nos dois exames, os resultados alcançados pelos alunos externos (que se autopropuseram a exame, depois de terem chumbado) são claramente piores do que os dos alunos internos.

A Matemática, 95% dos 4.060 alunos externos tiveram negativa, o mesmo acontecendo com 80% dos 4.119 que se autopropuseram ao exame de Língua Portuguesa.

in Diário Digital / Lusa (edição online) 12JUL2006

2 comentários:

João A Gonçalves disse...

Pois é!...
Exames só no fim do 3º ciclo é o que dá...
Convicto de que a aprendizagem mais básica se realiza no 1º ciclo devo pedir a volta dos exames da "4ª classe" e do "2º ano"!!
Enfim: no final de cada ciclo do ensino básico!
Aí sim se veria que muito "sucesso" é falacioso e não refexo de uma efectiva aprendizagem!
J. G.

Anónimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»