terça-feira, 11 de julho de 2006

Kahlo

Kahlo, Frida (1907 – 1954)

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, pintora mexicana,em Coyoacán. Era filha de um fotógrafo judeu-alemão e uma mestiça mexicana. nasceu a 6 de Julho de 1907

Em 1910 contrai poliomielite, sendo esta a primeira de uma série de enfermidades, acidentes, lesões e operações que sofre ao longo de sua vida.

Entre 1922 e 1925 frequenta a Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México e assiste a aulas de desenho e modelado. Em 1925 aprende a técnica da gravura com Fernando Fernandez; um acidente de autocarro nesse mesmo ano deixa-a com lesões permanentes. Durante sua longa convalescença começa a pintar.

Em 1928 conhece Diego Rivera (com quem casará no ano seguinte) e adere ao Partido Comunista Mexicano. Entre 1937 e 1939 Leon Trotski vive em sua casa de Coyoacan. Em 1938 André Breton qualifica sua obra de surrealista em um ensaio que escreve para a exposição de Kahlo na galeria Julien Levy de Nova Iorque. Não obstante, ela mesma declara mais tarde: "Acreditavam que eu era surrealista, mas não o era. Nunca pintei meus sonhos. Pintei minha própria realidade".

Morre em Coyoacan em 13 de Julho de 1954. Quatro anos mais tarde, sua casa familiar transforma-se no Museu Frida Kahlo.

[Este texto, abreviado, sobre a vida de Frida Kahlo foi elaborado a partir de informações da Wikipédia]

2 comentários:

Anónimo disse...

Quando se tem alma e sensibilidade,percepciona-se para além do visível.Aprecio particularmente os surrealistas!
Depois destes exemplos de vida...qualquer problema deixa de o ser.

Anónimo disse...

Genial dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Thanks you seeking your information.