segunda-feira, 10 de julho de 2006

Justa Homenagem

Eugénio alvo de homenagem no Fundão

A Câmara do Fundão vai organizar, entre hoje e o próximo domingo, o "Encontro do Vento – Festival de Castelo Novo", iniciativa integrada no programa de animação das Aldeias Históricas.
O programa inclui um campo de férias para jovens, uma feira de produtos locais durante três dias e actividades ligadas à poesia e literatura.
Na próxima sexta-feira, o Agora Teatro apresenta três sessões dirigidas a infantários da peça "Túu Túu", um espectáculo de teatro poético, feito com objectos. O espectáculo volta a estar em cena no sábado. Ainda na sexta-feira, às 22 horas, o Teatro de Montemuro leva ao palco "O Regresso do Pepino", uma peça aberta ao público.
Um dos pontos altos do Encontro do Vento acontece no sábado, entre as 9 e as 13 horas, com montagem do Jardim do Vento. Trata-se de um espaço onde vão ficar instalados os objectos eólicos construídos pelos jovens que participam no campo de férias.
O campo de férias "O Vento das Pedras" decorre entre hoje e domingo, na casa paroquial de Castelo Novo e inclui ainda outras actividades, como observação de estrelas, um atelier de fotografia, actividades ligadas à geologia e botânica.
Serão também instalados no Jardim do Vento os instrumentos musicais eólicos realizados ao longo do ano lectivo por alunos de escolas do 2º e 3º ciclos do concelho do Fundão. No mesmo dia, vão funcionar oficinas de objectos eólicos e um atelier de instrumentos musicais eólicos.
No sábado, a poesia está em destaque com uma visita ao Jardim do Lugar da Casa, em Atalaia do Campo. O jardim inclui várias peças artísticas em homenagem a Eugénio de Andrade e foi criado ao lado da casa onde o poeta viveu a sua infância.
Seguem-se um café poético, já em Castelo Novo, e um recital no local da Lagariça, pelas 22 horas. Ali será feita a apresentação da antologia de poesia "Palavras de Vento e de Pedra", edição que reúne mais de 80 poetas portugueses e galegos.
No domingo, as actividades do Encontro do Vento encerram às 18 horas com o Grupo de Música de Câmara de oboé e fagote pela Escola Superior de Artes de Castelo Branco.
O meteorologista Costa Alves animará ainda um debate com jovens e crianças com o título "Conversas do Vento".

Alfredo Cunha in “Jornal de Notícias” (edição online)

1 comentário:

Anónimo disse...

Tive o prazer de conhecer pessoalmente este grande homem-Eugénio de Andrade - e de o ouvir declamar a sua própria poesia!