sexta-feira, 4 de julho de 2008

Sugestão perfumada

Acabei de “triler” o belíssimo livro de Patrick Suskïnd, O Perfume (Editorial Presença, 273 páginas). É um livro maravilhoso, envolvente como um frasco de perfume que liberta um odor agradabilíssimo.
É a estranha história, passada em França no século XVIII, de um artesão especializado na arte de perfumista. Jean-Batiste Grenouille (que por ter sido constantemente rejeitado se torna num cruel assassino) possui um raro dom: tem um talento único para apreciar os aromas que o rodeiam, talento que usa para criar os melhores perfumes do mundo. É através deste dom e na busca do odor Absoluto que Grenouille desata a matar jovens virgens para lhes extorquir o seu odor corporal. Desta forma alcançará o Belo e, por possuir uma incorrupta pureza, exerce um fascínio extra sobre os leitores. No entanto, este dom esconde um segredo e a sua paixão pela sua arte vai transformar-se numa obsessão sangrenta.
Suskïnd é mestre em criar uma ambiência fantástica que prende o leitor da primeira à última linha. Recomendo este livro para as férias e, já agora, também o filme. Esta obra já foi adaptada ao grande ecrã e a adaptação (embora não substitua a leitura do livro) está muito bem conseguida.

(José Amaral)

Sem comentários: