quarta-feira, 16 de julho de 2008

Regresso à boa leitura

Mais uma sugestão literária para as férias. Um livro que entraria, directamente, para o meu Top Five dos melhores livros que já li (no que a autores estrangeiros se reporta). Trata-se de O Regresso (Edições Asa, 314 páginas) de Bernhard Schlink.
Estamos na presença de um romance construído de várias histórias a fazer lembrar as matrioskas (bonecas russas) ou uma cebola que se vai descascando. As histórias não aparecem soltas, mas ligadas; entre todas está presente a ideia de “regresso” – como um perpétuo movimento. A “Odisseia”, de Homero, ajuda na construção da narrativa. Peter Debauer (a personagem principal) vive com a mãe e passa férias na Suíça, com os avós paternos, responsáveis pela edição de uma colecção de livros (romances de cordel). Um dia, os avós dão ao neto o papel usado nas provas, em cujo verso ele pode escrever mas cujas histórias está proibido de ler. Desobedecendo, põe-se a ler um desses romances, sobre o regresso a casa de um soldado alemão, e fica obcecado pela história, cujo desenlace ignora, já que tinha utilizado as respectivas folhas em trabalhos escolares.
Anos mais tarde, já adulto, Peter decide procurar as páginas desaparecidas e regressa aos fragmentos das aventuras de Karl, que copiam e reinventam os trabalhos de Ulisses, lançando-se numa complexa e demorada procura. Sob o encantamento da sua própria história de amor, e à medida que começa a deslindar o mistério do desaparecimento do pai, por um acaso, descobre que o seu pai, soldado na guerra, que dera como morto, pode afinal estar vivo.
Peter vê-se, assim, obrigado a questionar a sua própria identidade e a enfrentar o facto de a realidade ser, por vezes, um reflexo das expectativas dos outros.

(José Amaral)

2 comentários:

A. João Soares disse...

Anmaral,
Na minhas visitas, raramente, deixo comentários, porque acho muito meritória a sua actividade de divulgação de boas obras, mas não gosto de dizer apenas duas palavras de elogio. Mas hoje quero deixar o rasto da minha passagem e do meu apreço pela orientação que dá ao blog e do efeito didáctico que dele consegue.
Parabéns, continue
Abraço
João

Amaral disse...

João
Obrigado pelas suas palavras elogiosas. Sei que passa por aqui muitas vezes sem deixar comentário, mas o que importa é que passe.
Sei que gosta de ler, por isso não perca este livro. É obrigatório.
Abraço