segunda-feira, 2 de abril de 2007

Grande Português


Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches nasceu em Cabanas de Viriato (Distrito de Viseu), a 19 de Julho de 1885. Faleceu em Lisboa, a 3 de Abril de 1954. Aristides foi um diplomata português – cônsul português em Bordéus – que se recusou a seguir as ordens do seu governo (o regime de Salazar) e concedeu vistos a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir da França em 1940, ano da invasão da França pela Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial. Aristides salvou dezenas de milhares de judeus, nomeadamente.
Ainda há pouco tempo, no concurso da RTP «Grandes Portugueses», Aristides de Sousa Mendes ficou em terceiro lugar. Este homem pode não ter ganho o concurso, mas demonstrou – em vida – ser um ser íntegro e corajoso. O povo português talvez não o conheça assim tão bem. O estado português já devia ter feito mais para perpetuar a sua memória, mas não. Quem passa em Cabanas de Viriato vê a casa de Aristides de Sousa Mendes a cair.
É assim que Portugal trata os seus filhos? Parece que sim!

(José Amaral)

9 comentários:

Isabel Filipe disse...

um dos grandes probelmas que temos é que, actualmente, a História de Portugal não é ensinada aos Portugueses.

bj

Amaral disse...

Isabel
Tem toda a razão. Esconde-se a História, mas ela não se apaga. Se temos páginas negras na nossa História devemos vê-las como exemplo a não seguir. Contudo, com as páginas gloriosas devemos aprender e devemos orgulhar-nos


Bjo

Unknown disse...

tenho a acrecentar dois grandes portugueses que nasceram em terras de tavares, apesar de não terem ficado nos 10 primeiros, Gil Vicente ( pai do teatro português e autor de varíadas obras literárias ), nascido em Guimarães de Tavares e João Ferreira de Almeida ( 1º tradutor da bíblia para português ), que nasceu em Torre de Tavares.
um abraço

Amaral disse...

João
afirmar-se que Gil VIcente nasceu em Guimarães de Tavares não é de todo comprovado. Poderá ter sido, mas provavelmente não foi, embora se levante essa hipótese, mas... parece que está mais provado que é isso mesmo: uma hipótese.
Quanto ao outro nome é verdade. Faltam estes dois e muitos outros nomes nessa lista, mas foi esta que ganhou e pelo menos ASM está lá por ser um Homem

Isabel Filipe disse...

Vim desejar-te uma Boa Páscoa.

Bjs

Anónimo disse...

Infelizmente já se tornou um hábito ver casas a cair...para dar lugar a prédios e mais prédios!O pior é que são as casas das pessoas que nos orgulham de sermos Portugueses:S
Boa Páscoa
WWW.FIGUEIRAOLHAR.BLOGSPOT.COM

Amaral disse...

Figueira Olhar
Fico feliz por vê-los de novo aqui. Pois esta casa não caiu para dar lugar a prédios, mas devia ser restaurada para dar lugar a um museu.
Boa Páscoa
Abraço

Al Cardoso disse...

Felizmente ou nao depende do ponto de vista, temos tres Beiroes nos primeiros tres lugares das classificacao!!!

Ainda dizem que ha melhores regioes que a nossa, por ha temos de tudo para todos os gostos!

Um abraco d'Algodres.

Amaral disse...

Al Cardoso
O que importa é que tenhamos Grandes Portugueses e nos tempos que correm...
A beira é bonita e quem quiser visitá-la não tem nada a perder.
Abraço