sexta-feira, 27 de abril de 2007

Viseu no centro gastronómico de Portugal


O Solar do Vinho do Dão acolhe, a partir desta sexta-feira, dia 27 e até 1 de Maio, a primeira edição do Viseu Gourmet. Promover o turismo enogastronómico da região e o turismo de experiências são alguns dos objectivos do evento.
A ideia da organização passa por transformar Viseu no centro gastronómico de Portugal. “Esta é uma iniciativa ambiciosa. De facto, pretende promover a gastronomia regional e os vinhos do Dão, mas não segundo a lógica dos festivais gastronómicos tradicionais”, afirma o presidente da Região de Turismo Dão Lafões, Adriano Azevedo. Hoje, dia 27 de Abril, o evento inicia-se com um seminário sobre “Turismo com sabores”, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu. A sessão de abertura está marcada para as 14h30.
Durante quatro dias, conceituados chefes nacionais e internacionais vão cozinhar ao vivo, nos shows cookings, perante os participantes. Miguel Castro e Silva, Henrique Sá Pessoa, Luís Suspiro, Luís Américo, Vítor Claro, Liubomir Stanisic, da Jugoslávia, Ciccio Sultano, de Sicília, serão alguns dos chefes de cozinha presentes no Viseu Gourmet 2007.
Em paralelo aos shows coockings, os cozinheiros vão participar em conversas informais.
Para quem gosta de cozinhar ou deseja aprender alguns truques, as aulas leccionadas pelos especialistas podem ser uma boa alternativa. No espaço envolvente ao Solar do Vinho do Dão, alunos das escolas de hotelaria e restauração do distrito irão preparar uma prova de degustação.
Os turistas poderão também adquirir produtos da região na Loja Gourmet ou consultar livros sobre culinária e vinhos na biblioteca criada para o efeito.
Entre cada actividade, o Wine Bar permitirá aos participantes uma pausa recheada de sensações.

(in “Jornal do Centro” ed. 267, 27 de Abril de 2007)

Mais informações em

http://www.essenciadovinho.com/essenciadovinho/

php/evento.php?evento=15&li=1

Sem comentários: