sexta-feira, 20 de abril de 2007

Ecopista


Uma Ecopista para o lazer e o bem-estar

Viseu vai ter, já a partir de amanhã, 21 de Abril, a sua Ecopista.
Ecopista, ecovia, ciclovia ou o que se lhe queira chamar, é uma via que aproveita o antigo ramal ferroviário que ligava Viseu a Torredeita.
Amanhã será ianugurado o primeiro troço da via, com cerca de oito quilómetros entre o Parque da Aguieira, em Viseu, e Figueiró.
Dois anos após a decisão de lançar a empreitada, que foi tomada em reunião do executivo da Câmara Municipal de Viseu, em Fevereiro de 2005, e num investimento a rondar os 400 mil euros, a Ecopista de Viseu assume-se como um espaço único na região onde peões e ciclistas poderão passear, em segurança, longe da confusão da cidade, em pleno contacto com a natureza.
A Ecopista de Viseu, única do país que aproveita troços de antigos ramais ferroviários, tem condições que a tornam diferente das que existem um pouco por todo o país.
Numa cidade como Viseu, onde as caminhadas têm ganho cada vez mais adeptos ao longo dos últimos anos, a Ecopista pode vir a ser um espaço muito concorrido.
A verdade é que dispõe de condições que a tornam aliciante, e uma opção incontornável para quem procura um espaço para passear, ao mesmo tempo que permitirá aos viseenses conhecer um pouco melhor algumas das localidades por onde a via passa.
Para possibilitar a sua utilização mesmo durante a noite, o troço está parcialmente dotado de iluminação artificial, especialmente nas zonas habitadas que atravessa.
Com três metros de largura, ao longo dos seus cerca de oito quilómetros de extensão, a via está revestida com um piso próprio, conhecido por “flurry”, que lhe dá uma aderência especial, apropriada para a circulação de bicicletas, ao mesmo tempo que é menos abrasiva e menos dura para os peões.
Levar a Ecopista até Tondela.
Depois da abertura deste primeiro troço, a autarquia viseense concentrará atenções no resto do troço que há ainda para percorrer, até Torredeita. Será numa próxima fase do projecto, que a câmara de Viseu assume querer fazer e onde um dos grandes desafios é a utilização da ponte de Mosteirinho. A degradação da estrutura obrigará a um grande investimento, mas Fernando Ruas, presidente da câmara de Viseu, sempre manifestou esse desejo, e esse desafio: “O grande objectivo, para mim, é passar em cima da ponte de Mosteirinho”.
Nesta altura, em aberto, está a possibilidade de no futuro ser dada continuidade à Ecopista até Parada de Gonta, no concelho de Tondela. Será outro desafio que se coloca ao projecto, e que a câmara de Viseu quer concretizar, até porque a própria autarquia de Tondela já terá manifestado abertura ao projecto, mas nada está ainda definido.
A concretizar-se, viseenses e tondelenses, passariam a dispor de uma ecopista com mais de 30 quilómetros de extensão, o que a tornaria numa das maiores do país.


in “Jornal do Centro” 20ABR07




2 comentários:

CMatos disse...

Assim, sim. Promete-se, projecta-se e FAZ-SE.
Se vivesse mais perto ia lá dar uma volta de bike, mas... quem sabe um dia!
Bom fim de semana

Amaral disse...

Matos
Isso é verdade o Ruas é um bom presidente de câmara e faz obra. Acho que fazes bem. Eu quando puder também vou ver como está.
Bom fim-de-semana
Abraço