terça-feira, 6 de março de 2007

Semana da Leitura anima Escolas


A Semana da Leitura arrancou ontem, com dezenas de escolas da região a dinamizarem iniciativas lúdicas e de carácter pedagógico que envolvem a comunidade escolar. Incentivar o prazer de ler nos mais jovens e promover o encontro das obras com os seus leitores são alguns dos objectivos deste projecto desenvolvido pela Comissão do Plano Nacional de Leitura.
Os debates, os espectáculos, as dramatizações e os momentos de poesia são algumas das actividades realizadas pelas instituições e bibliotecas escolares.
A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Infante D. Henrique, em Viseu, foi uma das que viveu um clima de "festa" durante o dia de ontem. Pais, encarregados de educação e familiares foram convidados a passar pelo estabelecimento de ensino, de modo a participarem nas iniciativas desenvolvidas pelos educandos.
"A adesão foi muito positiva", adiantou a coordenadora da Biblioteca, Ana Sousa, acrescentando que os visitantes receberam uma flor e um marcador de livros, com uma frase temática.
"O projecto da Semana da Leitura é uma continuação das iniciativas desenvolvidas ao longo do ano e visa fomentar este hábito enquanto actividade lúdica e de desenvolvimento de conhecimentos", explicou a bibliotecária, sem deixar de acrescentar que a acção se reveste de grande importância tendo em conta o problema da iliteracia em Portugal.

(excerto in “Diário Regional de Viseu” 06Mar07)


A Escola EB2,3 Padre João Rodrigues (Sede do Agrupamento Vertical de Escolas de Sernancelhe), também, está envolvida nesta actividade. Não penso que seja a solução para a falta de gosto pela leitura, mas sempre é uma ajuda.
A Biblioteca da escola vai, ao longo da semana, desenvolver várias actividades. Nas semanas antecedentes os alunos (2º, 3º Ciclo e dos Cursos EFA – Educação e Formação de Adultos) fizeram cartazes alusivos, ilustraram textos (contos, poemas, anedotas…) e fizeram marcadores para livros. Os responsáveis pela biblioteca elaboraram um conjunto de actividades das quais se destaca: afixação na Biblioteca da Escola da lista de livros mais requisitados e leitores mais assíduos; ao longo da semana serão lidas Histórias, Contos, Poemas... nas aulas de Estudo Acompanhado e Língua Portuguesa, por forma a despertar o gosto pela leitura e também pela escrita e pela ilustração; presença de vários escritores (escritor/ilustrador Fernando Santos, escritor Carlos Paixão e o ilustrador Carlos Pais e o escritor José Amaral), leitura de contos adequados a diferentes níveis de ensino, pequena dramatização sobre a Guerra e a Paz (pelos alunos da Oficina de Teatro)…
Como dizia Mário Quintana: «Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem». Espero que os alunos adquiram gosto pela leitura, porque “Ler é um redobrado Prazer”.


(José Amaral)

Sem comentários: