terça-feira, 27 de março de 2007

Dia Mundial do Teatro


Hoje, 27 de Março, comemora-se o Dia Mundial do Teatro. A palavra teatro define tanto o prédio onde se podem apresentar várias formas de artes quanto uma determinada forma de arte.

O vocábulo grego Théatron estabelece o lugar físico do espectador, "lugar onde se vai para ver". Entretanto o teatro também é o lugar onde acontece o drama frente a audiência, complemento real e imaginário que acontece no local de representação. Ele surgiu na Grécia antiga, no século IV a.C.

A consolidação do teatro, enquanto espectáculo, na Grécia antiga deu-se em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dionísio. Com o passar do tempo, essas procissões, que eram conhecidas como "Ditirambos", foram ficando cada vez mais elaboradas. O primeiro director de coro foi Téspis, que desenvolveu o uso de máscaras para representar.


Em Portugal Gil Vicente (1465 – 1536?) É considerado o fundador do teatro português, no século XVI.
Contudo, Almeida Garrett que nasceu em 1799, no Porto, e faleceu em 1854, em Lisboa, foi quem fundou o Conservatório Geral de Arte Dramática, edificou o Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa e organizou a Inspecção-Geral dos Teatros, revolucionando por completo a política cultural portuguesa a partir de 1836, no rescaldo das Guerras Liberais.

Há, hoje, em Portugal muitas companhias que desenvolvem um trabalho de itinerância por todo o território do país, como são os casos do Teatro ACERT (Tondela), do Teatro da Serra do Montemuro (Castro Daire), Urze-Teatro (Vila Real), Teatro das Beiras (Covilhã), Entretanto Teatro (Valongo), entre outros.

Também nas escolas se promove o Teatro, através de Clubes ou Oficinas de teatro. Na Escola Padre João Rodrigues (Agrupamento Vertical de Escolas de Sernancelhe) a Oficina de Teatro tem muitos alunos inscritos e tem desenvolvido muitas actividades sob a supervisão dos professores Manuela Lourenço e José Amaral.

(José Amaral)

Sem comentários: