segunda-feira, 26 de março de 2007

Grandes Portugueses


Salazar eleito "o maior português de sempre" em programa da RTP
Nem D. Afonso Henriques, nem D. João II, nem Camões, nem mesmo o Infante D. Henrique. António de Oliveira Salazar foi o nome escolhido pela maioria dos telespectadores da RTP1 que votaram na eleição do "maior português de sempre", no âmbito do programa "Os Grandes Portugueses".

No segundo lugar ficou o líder comunista Álvaro Cunhal e o terceiro mais votado foi o cônsul português Aristides de Sousa Mendes.

D. Afonso Henriques e Luís Vaz de Camões acabaram por ocupar os quarto e quinto lugares, respectivamente.

No estudo de opinião elaborado pela Eurosondagem para a RTP, publicado no site da estação pública, D. Afonso Henriques, Luís Vaz de Camões e o Infante D. Henrique são os nomes mais repetidos em resposta à pergunta "Da lista de 10 finalistas do concurso da RTP 'Grandes Portugueses', qual é o maior Português de sempre?"

O programa "Grandes Portugueses", um modelo original da BBC, já foi realizado em vários países. Em França foi eleito Charles De Gaulle, em Inglaterra Winston Churchill e nos Estados Unidos Ronald Reagan.


1º António de Oliveira Salazar - 41,0 por cento

2º Álvaro Cunhal - 19,1

3º Aristides de Sousa Mendes - 13,0

4º D. Afonso Henriques - 12,4

5º Luís de Camões - 4,0

6º D. João II - 3,0

7º Infante D. Henrique - 2,7

8º Fernando Pessoa - 2,4

9º Marquês de Pombal - 1,7

10º Vasco da Gama - 0,7


(in “Público” 26MAR07)


Será esta votação significativa? Todos os participantes salientaram que se tratava de um concurso e que os resultados deviam ser encarados enquanto tal. Não vale a pena fazer deste resultado “um cavalo de batalha”, nem deve, tão-pouco, ser usado para reavivar fantasmas do passado.
Contudo, Fernando Dacosta, na sua análise final aos resultados, referiu – e penso que bem – que este resultado não é um sentimento de saudosismo. É, porém, um “grito de protesto” contra o poder político português. Com o 25 de Abril (fim da ditadura de Salazar) foi prometido ao povo português um novo rumo para o país. Esse rumo – por culpa dos políticos que nos governam desde a revolução dos cravos – tarda em chegar. Há pessoas que continuam a ter fome, que continuam desempregadas…


(José Amaral)

5 comentários:

rui disse...

tristeza e vergonha

al cardoso disse...

Tristeza sim, por este novo regime nao dar a essa gente, motivos para puderem escolher um "Grande Portugues".

Valha-nos D*us!

Um abraco d'Algodres.

joão oliveira disse...

bom dia.
mais uma vez eu digo que este país perdeu a identidade.
é de uma total ignorância este homem, de salazar seu nome, ganhar este concurso,(apesar de ser considerado por outros e por mim também controverso).
boa semana são os desejos desde terrasdetavares.blogspot.com e joooliveira.blogspot.com

Amaral disse...

Rui

Al Cardoso

João Oliveira

As vossas mensagens são o reflexo da polémica que este concurso levantou. Salazar é um Grande Português? Salazar é apenas um ditador?
Muito se fala em Salazar e na ditadura que não deixou o país desenvolver-se. A ditadura caíu e estamos numa democracia há mais de trinta anos e...
Uma coisa eu sei: políticos, venha o diabo e escolha-os!

Tó Cruz disse...

Isso de ser contra os políticos é uma treta de pessoas que no fundo ou têm «saudades» dos bons tempos da ditadura, ou que gostar de viver numa.
Amaral: Só lhe fica mal este sentimento tão anti... Mas, bom remédio. As eleições são já daqui a dois anos.,.